Nasa descobre planeta localizado em zona habitável

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

A agência espacial norte-americana (Nasa) anunciou a descoberta de um planeta com boas possibilidades de ser habitável. O TOI 700e foi localizado pelo satélite Transiting Exoplanet Survey (TESS) em uma área classificada como “zona habitável”, termo usado para regiões espaciais que reúnem condições de ter, em sua crosta, água no estado líquido.

A descoberta foi anunciada nesta semana pelo pesquisador do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa Emily Gilbert, durante a 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle, nos Estados Unidos.

Usando dados do TESS, os cientistas identificaram o planeta como “um mundo do tamanho da Terra, orbitando dentro da zona habitável de sua estrela”. Segundo a Nasa, o TOI 700e tem 95% do tamanho da Terra; provavelmente é rochoso; e leva 28 dias para orbitar a “pequena e fria estrela anã” TOI 700, localizada no centro do sistema, a cerca de 100 anos-luz, na constelação austral de Dorado.

 

Os astrônomos já haviam descoberto três planetas no mesmo sistema, chamados TOI 700 “b”, “c” e “d” – este último, a exemplo do “TOI 700e”, também está localizado na zona habitável. Ele foi descoberto em 2020 e tem aproximadamente o tamanho da Terra.

Segundo a Nasa, foi necessário um ano adicional de observações para que o TESS concluir que há um segundo planeta nesta mesma zona habitável.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

WhatsApp deixa de funcionar em 35 celulares antigos; veja a lista

O WhatsApp implementou uma mudança crucial em seu aplicativo de mensagens, atualizando os requisitos mínimos para garantir seu funcionamento e receber atualizações de segurança. Conforme relatado pelo site CanalTech, o WhatsApp deixou de oferecer suporte a 35 modelos de smartphones que executam versões mais antigas dos sistemas operacionais da Google e da Apple. Essa lista

Pesquisadores processam Meta para controlar o que veem nas rede sociais

(FOLHAPRESS) - Mais de 200 pesquisadores em direitos digitais acionaram a Justiça dos EUA para que a Meta, dona do Facebook, do Instagram, no Threads e do WhatsApp, não possa mais controlar o que os usuários veem em suas timelines. Hoje, essas plataformas decidem, sozinhas e por meio de algoritmos de inteligência artificial, quais publicações

Primeira expansão de ‘Starfield’ será lançada ainda este ano

Fãs de Starfield, preparem-se! A Bethesda, desenvolvedora do RPG espacial, anunciou que a primeira expansão do jogo, Shattered Space, será lançada no outono de 2024. A novidade veio diretamente do diretor Todd Howard em entrevista ao canal Kinda Funny Games no YouTube. Além da expansão, Howard também mencionou que a Bethesda está trabalhando em uma