Bolsonarista protocola requerimento de CPMI sobre atos golpistas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O senador bolsonarista Luis Carlos Heinze (PP-RS) protocolou, nesta terça-feira (14/2), o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar Mista de de Inquérito (CPMI) para apurar os atos golpistas registrados no dia 8/1 em Brasília. Trata-se do segundo pedido nesse sentido, uma vez que a senadora Soraya Thronicke (União-MS) requereu a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os políticos e financiadores que apoiaram os atos terroristas.

A diferença entre os dois pedidos versa na composição da possível comissão. No protocolado por Soraya, participariam somente senadores. Já o texto de Heinze prevê a participação conjunta de parlamentares tanto do Senado quanto da Câmara.

“O Brasil quer saber nome e sobrenome de todos os responsáveis. O Brasil tem hoje quase mil presos políticos, grande parte de forma arbitrária”, disse Heinze ao anunciar o pedido de CPMI. O senador faz referência às 912 pessoas que seguem custodiadas no Centro de Detenção Provisória II e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal pelos ataques do dia 8/1.

O pedido protocolado por Soraya em janeiro, em tempo, ultrapassou as 27 assinaturas necessárias para que seja instaurada a CPI. Mas, como alguns senadores que apoiaram o texto perderam o mandato na troca de legislaturas, essa conta precisa ser refeita. Para a Comissão seja instaurada, é preciso que o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (PSD-MG) acate o pedido.

Ainda em janeiro, o senador afirmou reconhecer a existência de fato determinado para a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito e considerou que o pedido de Thronicke é pertinente.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já se posicionou contra a instauração de uma CPI. “Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu nesse país. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora”, afirmou o petista em entrevista ao G1, dez dias após os atos terroristas.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Metrô e ônibus testam adesão de pagamento com cartão. Veja onde usar

Resumo: o pagamento por aproximação com cartões de débito e crédito, ou por meio de smartphones e smartwatches, avança no transporte público de...

Copinha começa nesta sexta-feira (2/1); veja detalhes da competição

A Copa São Paulo de Futebol Júnior, tão aguardada, está prestes a começar. Com 128 equipes, o torneio reunirá grandes nomes do futebol...

Após cirurgias, Bolsonaro recebe alta e volta à prisão 8 dias depois

O ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu alta do Hospital DF Star, em Brasília, nesta quinta-feira (1º de janeiro), após passar por quatro procedimentos médicos,...