A Fórmula 1 2023 começa dia 5 de março no Grande Prêmio do Bahrein. No aquecimento para a maior temporada da história da categoria, as equipes apresentaram ao longo de fevereiro os novos carros que vão percorrer o mundo ao longo das 23 corridas programadas.
Com os carros apresentados, os treinos de pré-temporada serão entre os dias 23 e 25 de fevereiro, na pista de Sakhir, a mesma que receberá o  GP do Bahrein. 
Atualizações no carro
Em comparação à temporada de 2022, as atualizações nos carros foram discretas e se concentram nos assoalhos, para tentar diminuir os impactos do porpoising e do bouncing – problemas enfrentados por várias equipes na temporada passada. 
Para evitar os “quiques”, os carros estarão um pouco mais altos: os assoalhos estarão a 15mm de altura do chão e no máximo 5mm de desvio em relação ao solo. Na temporada passada, esses valores eram de 8mm e 12mm, respectivamente.
Visualmente, as principais mudanças estão nas asas dianteiras e nos retrovisores. Nas asas, há novas restrições e nas bordas verticais internas dos endplates (placas verticais nas pontas das asas). Os espelhos também estão ligeiramente maiores: de 150 mm, eles foram para 200 mm. 
Pensando na segurança do esporte, o roll hoop – santantônio que fica acima da cabeça dos pilotos – também sofreu modificações. Após o grave acidente que Guanyu Zhou sofreu no GP da Inglaterra de 2022, atualizações visando a segurança foram consideradas necessárias. Para 2023, a peça deverá ser capaz de suportar cargas mais pesadas, resistir a um impacto de até 15G com o solo e aguentar impactos em diferentes direções. 
Por fim, a Pirelli também trouxe uma novidade. A fornecedora oficial da F1 trouxe um novo tipo de pneu para a categoria, chamado C0.
O C0 será o composto mais duro da Pirelli, que vai do C0 ao C5.  Ele foi projetado para fornecer resistência máxima ao calor e será usado nos circuitos em que a temperatura do solo estiver muito quente.  
Calendário da Fórmula 1
A temporada de 2023 será a maior temporada da história da Fórmula 1. Com 23 corridas, a maior categoria do automobilismo mundial irá acelerar em quatro continentes até o fim de novembro. 
As luzes vermelhas apagarão pela primeira vez no GP do Bahrein, no dia 5 de março.  Dentre as novidades no calendário, estão o GP de Las Vegas, terceira corrida nos Estados Unidos e o retorno do GP do Catar, ausente em 2022 devido à Copa do Mundo. 
O Grande Prêmio de São Paulo, em Interlagos, será em 5 de novembro. Este ano, a etapa teve seu horário de largada antecipado de 15h para 14h. 
Confira o calendário completo:
- 5 de março – GP do Bahrein
 - 19 de março – GP da Arábia Saudita
 - 2 de abril – GP da Austrália
 - 20 de abril – GP do Azerbaijão
 - 7 de maio – GP de Miami
 - 21 de maio – GP de Emilia-Romagna
 - 28 de maio – GP de Mônaco
 - 4 de junho – GP da Espanha
 - 18 de junho – GP do Canadá
 - 2 de julho – GP da Áustria
 - 9 de julho – GP da Inglaterra
 - 23 de julho – GP da Hungria
 - 30 de julho – GP da Bélgica
 - 27 de agosto – GP da Holanda
 - 3 de setembro – GP da Itália
 - 17 de setembro – GP de Singapura
 - 24 de setembro – GP do Japão
 - 8 de outubro – GP do Catar
 - 22 de outubro – GP dos Estados Unidos
 - 29 de outubro – GP do México
 - 5 de novembro – GP de São Paulo
 - 19 de novembro – GP de Las Vegas
 - 26 de novembro – GP de Abu Dhabi
 

                                    
Facebook Comments