Sesab registra 53 atendimentos em postos de saúde no Carnaval; 40 casos foram para o HGE

Publicado:

A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) registrou 53 ocorrências desde quinta-feira (16), início oficial do Carnaval no estado. Até as 7h deste domingo, 40 pacientes foram encaminhados para o Hospital Geral do Estado (HGE), cinco para o Hospital do Subúrbio, cinco para o Eládio Lasserre, um para Hospital Geral Ernesto Simões Filho, um para o Menandro de Faria e um para o Hospital Juliano Moreira. 

Além de manter seu setor de urgência e emergência em pleno funcionamento, o HGE possui o Centro de Atendimento de Múltiplas Vítimas, que pode ser acionado em caso de desastres ou emergência com múltiplas vítimas, e transforma o estacionamento coberto da unidade em uma imensa emergência hospitalar.

Nos três primeiros dias da folia, em Salvador foram realizados 889 testes de Infecções Sexualmente transmissíveis (IST). Do total, 14 foram positivos para HIV, 81 para Sífilis, além de três confirmações de hepatite C e duas para hepatite B. Todos os casos receberam encaminhamento para tratamento.

Em Porto de Seguro, foram realizados 246 testes, com dois positivos para HIV e oito para sífilis. O trabalho de prevenção também está sendo feito com campanha para incentivar os foliões a utilizarem os serviços de orientação e prevenção às doenças sexualmente transmissíveis como HIV, sífilis e hepatites (B e C) e, principalmente, utilizar preservativos.

Nos três primeiros dias de Carnaval, 977 candidatos se habilitaram para a doação de sangue na Fundação Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) , sendo captadas 752 bolsas de sangue e 15 cadastros de Medula Óssea. Os números ainda são parciais e podem sofrer alteração.
 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vigilância Sanitária do Rio fecha bar por venda de bebida sem registro

Neste final de semana, fiscais do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio) interditaram o Bar Veneta, localizado na Tijuca, zona norte do Rio...

Casos de coqueluche crescem e provocam internações e mortes

O Brasil registra um crescimento alarmante nos casos de coqueluche, especialmente entre crianças pequenas. Um estudo do Observatório de Saúde na Infância aponta...

Comitiva internacional conhece no Rio sistema de saúde pública

Uma comitiva internacional, composta por representantes de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial, Timor-Leste, Portugal e Espanha, visitou...