TAGS

Anatel amplia uso de bloqueadores de celular, internet e drones

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Logo Agência Brasil

Usados até agora apenas em penitenciárias, os bloqueadores de sinais de celular, de internet, de drones e de receptores de GPS poderão ser ativados em mais locais. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou hoje (2) uma resolução que amplia as possibilidades de uso dos equipamentos.ebcebc

Segundo a nova norma, os bloqueadores também poderão ser instalados em portos e aeroportos, áreas de segurança pública, áreas militares e locais de interesse temporário de órgãos de segurança plúbica, de defesa nacional e de delegações estrangeiras.

Notícias relacionadas:

  • Anatel quer solução definitiva para acabar com marketing abusivo.
  • Anatel inicia testes para envio de mensagens com alerta de desastres.

A Anatel também ampliou o número de órgãos que podem pedir a instalação de bloqueadores. Até agora, somente o Ministério da Justiça poderia fazer os pedidos. Pelas novas regras, também poderão requerer a instalação de bloqueadores os seguintes órgãos: Presidência da República; Gabinete de Segurança Institucional (GSI); Ministérios da Defesa, da Justiça e das Relações Exteriores; Forças Armadas; Agência Brasileira de Inteligência; e órgãos de segurança pública e de administração penitenciária.

Cada órgão precisa fazer o pedido com pelo menos 15 dias de antecedência. As exceções são a Presidência da República, o GSI, o Ministério da Defesa e as Forças Armadas, que poderão requerer a instalação urgente dos bloqueadores.

As novas regras dependem de publicação no Diário Oficial da União para entrarem em vigor. Elas substituirão a resolução atual, editada em 2002.

A Anatel manteve a proibição de que pessoas físicas e empresas (mesmo públicas ou de economia mista) usem bloqueadores. A instalação não autorizada desses equipamentos configura crime de atividade clandestina de telecomunicações, com pena de dois a quatro anos de prisão.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Acidente no set de filme com Eddie Murphy deixa vários feridos

Estúdio ainda está no processo de coletar informações sobre o que aconteceu e por quê Michael Tran / AFP Ator norte-americano Eddie Murphy chega para a estreia de "Candy Cane Lane" no Regency Village Theatre em Los Angeles, Califórnia Um acidente no set de filmagem de um novo filme de Eddie Murphy, deixou várias pessoas

Metrô do Rio terá horário especial para show de Madonna; confira

Evento será realizado no dia 4 de maio, às 21h30; são esperadas mais de 1 milhão de pessoas, conforme a prefeitura Reprodução/Instagram/@madonna Entre o público estão cariocas, visitantes, turistas e estrangeiros O metrô do Rio de Janeiro anunciou que o horário de funcionamento do transporte será estendido para pessoas que forem ao show da Madonna.

Davi Brito chama Mani de ‘ex-namorada’ e diz que ela não respeitou ‘momento’

Campeão do ‘BBB 24’ apagou postagens que tinha feito se desculpando e pedindo uma nova chance a empreendedora Reprodução/TV Globo Mani está sendo atacada por fãs de Davi em postagens nas redes sociais Davi Brito, vencedor do BBB 24, surpreendeu seus seguidores ao deletar as mensagens destinadas a Mani Regô em sua conta no Instagram.