Inscrição para exame de proficiência em português vai até sexta-feira

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Logo Agência Brasil

Termina na próxima sexta-feira (24), o prazo para as inscrições para a primeira edição de 2023 do exame para obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras). As provas serão aplicadas nos dias 25, 26 e 27 de abril, em postos no Brasil e no exterior. O exame é o procedimento brasileiro oficial para certificar proficiência em português como língua estrangeira.ebcebc

O diploma de proficiência no uso da língua portuguesa pelas instituições de educação superior serve para que estrangeiros possam ingressar em cursos de graduação e em programas de pós-graduação, bem como para validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no país.

Notícias relacionadas:

  • Prefeitura de São Paulo oferece curso de português para imigrantes.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o exame tem uma parte escrita, que avalia, de forma integrada, a compreensão oral, imagética, a leitura e a produção escrita em língua portuguesa; e uma parte oral (interação face a face), que avalia o desempenho na compreensão e nas produções orais da língua.

O valor da taxa de inscrição para Celpe-Bras 2023/1 será de, no máximo, R$ 247,58, para os postos aplicadores no Brasil; e de US$ 115, para os postos aplicadores localizados no exterior. A quantia deverá ser paga até 27 de fevereiro, conforme orientações estabelecidas pelo posto aplicador escolhido pelo participante.

As pessoas inscritas para participar do exame poderão utilizar o nome social, em consonância com sua identidade de gênero. Também haverá atendimento especializado para pessoas com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdocegueira, dislexia, deficit de atenção, transtorno do espectro autista, bem como para gestante, lactante, idoso e/ou pessoa com outra condição específica. Mais informações podem ser obtidas no edital do exame.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Pedro Sánchez anuncia que permanecerá no cargo de chefe de Governo da Espanha

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou nesta segunda-feira (29) que permanecerá à frente do Executivo, após ameaçar renunciar devido ao assédio pessoal que afirma sofrer da oposição. “Decidi continuar”, afirmou Sánchez em uma mensagem ao país no Palácio da Moncloa. O anúncio acaba com o cenário de incerteza que iniciou na última quarta-feira (24)

Portugal nega reparação a ex-colônias e Brasil cobra ações concretas

O governo de Portugal quebrou o silêncio e negou, por meio de um comunicado, qualquer intenção de avançar com um “processo ou programa de ações específicas” relacionados à reparação das ex-colônias. O documento foi divulgado no último sábado (27), após nova fala do presidente do país, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre as ex-colônias. “Não podemos

Manifestantes pró-palestinos são detidos em universidades de Boston e Arizona

Cerca de 100 manifestantes pró-palestinos foram detidos brevemente na manhã deste sábado (27) em um campus de Boston, e outros 69 no estado do Arizona, nos Estados Unidos. Iniciadas na semana passada na Universidade de Columbia, em Nova York, estes protestos do movimento estudantil em apoio aos palestinos e contra a guerra que Israel executa