Mineiro 2023: entenda como funciona a disputa contra o rebaixamento

Publicado:

Uma das principais novidades no formato do Campeonato Mineiro, que já ultrapassou a metade da primeira fase, é referente à disputa para definir os dois clubes rebaixados ao Módulo II. Diferentemente de anos anteriores, em que o 11º e o 12º colocados ao término de 11 rodadas caíam para a divisão inferior na temporada seguinte, haverá repescagem entre os três times com as piores campanhas gerais em 2023.

Segundo o regulamento do Mineiro, “as três equipes piores classificadas, independentemente da posição no grupo, avançam para a disputa da repescagem”. Isso significa que será considerada uma tabela geral do líder ao lanterna, na qual o 10º, o 11º e o 12º medirão forças para saber quem continuará na elite do estadual.

LEIA – CLIQUE AQUI E VEJA A CLASSIFICAÇÃO DO MINEIRO

Portanto, terminar o grupo em último não significará necessariamente brigar contra o descenso, já que pode haver desempenho inferior de terceiros ou até mesmo vice-líderes de outras chaves. A explicação para essa hipótese é que no estadual de 2023 os clubes não medem forças com adversários do mesmo agrupamento.
Em vez do tradicional formato de 12 times se enfrentando em turno único – com os quatro primeiros avançando à semifinal e os dois últimos caindo para o Módulo II -, a Federação Mineira de Futebol (FMF) separou os participantes nos grupos A, B e C, permitindo somente duelos contra adversários de outras chaves.
O Atlético, do Grupo A, joga contra rivais do B e C. O mesmo vale para o Cruzeiro, do Grupo C, em relação ao B e A; e o América, do Grupo B, ao A e C. A mudança no regulamento reduziu a fase classificatória de 11 para oito rodadas. O modelo é inspirado no Campeonato Paulista – que, por contar com 16 clubes, tem 12 jogos para cada equipe nos grupos, além de quartas de final (1 jogo), semifinal (1 jogo) e final (2 jogos).

Troféu Inconfidência

Classificam-se às semifinais do Mineiro o líder de cada chave e o melhor segundo. Já os clubes que terminarem entre o quinto e o oitavo lugar geral – também independentemente da posição no grupo – qualificam-se para o Troféu Inconfidência, competição que servirá de critério de distribuição de vagas na Série D do Brasileiro e na Copa do Brasil de 2024.

Assim como a repescagem decidirá os rebaixados ao Módulo II, o Troféu Inconfidência apontará o quinto colocado do Mineiro 2023, que assegurará vaga na Copa do Brasil da temporada 2024. O número de contemplados pode aumentar caso Atlético, América e Cruzeiro obtenham classificação à Copa Libertadores do ano que vem e entrem na terceira fase do torneio nacional de mata-mata.

Mineiro 2023

  • Grupo A: Atlético, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
  • Grupo B: América, Caldense, Patrocinense e Democrata-SL
  • Grupo C: Cruzeiro, Democrata-GV, Tombense e Ipatinga 

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...

Jogadores profissionais do Sport Recife homenageiam jogadores da base no dia das crianças

O dia das crianças foi comemorado com uma homenagem de renomados jogadores profissionais do Sport Recife num evento inspirador para jovens que acreditam na...

Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson

 A mulher denunciada pelo goleiro Everson, do Atlético-MG, por tentativa de extorsão, confessou para a policia o crime. Ela seria amante do jogador e pediu R$ 500 mil para não divulgar as provas que tinha do caso com ele.Fabiana Coelho de Souza, fotógrafa, começou a ter um relacionamento com Everson há dois, segundo ela contou em