Papa canta marchinha de Carnaval e fala sobre Lula em entrevista

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Em entrevista ao jornal argentino Perfil publicada na noite desse sábado (11/3), o papa Francisco criticou o desmatamento no Brasil, comentou a relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e demonstrou preocupação com o crescimento das igrejas evangélicas no país. Em um momento descontraído, ele também cantarolou a famosa marchinha de Carnaval Cachaça não é Água.

O pontífice completará 10 anos à frente do Vaticano nesta segunda-feira (13/3). A relação com o Brasil sempre foi próxima.

O entrevistador Jorge Fontevecchia aproveitou para lembrar que a primeira viagem oficial como Papa foi ao Brasil, em 2013, e que, em números, a nação tem a maior população de católicos do mundo.

Francisco I destacou o tamanho do país. “O Brasil é um continente, é uma explosão de riqueza”, disse. Em seguida, o religioso criticou o fato de estar “tão preso na exploração dos recursos naturais” e o impacto de um desequilíbrio no ecossistema brasileiro para o restante do mundo.

“O desmatamento é impressionante no Brasil, é escandaloso. Eles estão tirando sua riqueza, até mesmo dos pulmões da humanidade. E, se eles tiram isso, tiram nosso oxigênio, tiramos riqueza. O Brasil tem que se resolver pela dinâmica de oposição dentro de si, e não pela uniformidade ideológica, de um lado ou de outro”, avaliou.

Lula e Igrejas evangélicasO apresentador Fontevecchia questionou o pontífice sobre a religiosidade do presidente Lula e como enxerga o político brasileiro. O pontífice comentou que o petista tem uma religiosidade popular elementar, devido à criação com origem católica.

O papa ainda acrescentou preocupação com a mistura de política e religião. Segundo o Papa, esse tem sido um movimento comum no Brasil, que ele classificou como seitas evangélicas. “Acho que muito dessa divisão no Brasil tem que ser feita para deixar claro o que é político e o que é religioso. Existem movimentos religiosos que não são religiosos, são políticos, e existem movimentos religiosos que são religiosos, e não é fácil discerni-los, mas isso deve ser feito”.

CarnavalCom forte ligação com o Brasil, o Papa não deixou de elogiar a alegria do povo brasileiro e as festividades nacionais, sobretudo o Carnaval. O pontífice ainda cantarolou a marchinha Cachaça não é Água, arranhando um pouco a letra e o ritmo da canção.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

O Réveillon de Lula em Copacabana

Réveillon de Lula no Rio: base naval, Janja e planos de fogos em Copacabana O presidente Lula passará o Réveillon de 2025 para 2026...

Violência no Brasil é maior do que em guerra sangrenta no Sudão

Palavras-chave: violência no Brasil, ACLED, Sudão, crise humanitária, homicídios dolosos, segurança pública. Mesmo não sendo oficialmente uma nação em guerra, os níveis de violência...

“Estamos todos exaustos”, diz Carlos após nova cirurgia de Bolsonaro

O ex-presidente Jair Bolsonaro permanece internado no Hospital DF Star, em Brasília, após uma cirurgia para hérnia inguinal bilateral e intervenções adicionais para...