Em busca da felicidade? Confira cinco hábitos que você deve abandonar

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

“Aristóteles dizia que felicidade não é para os inertes, é para os ativos. Eu digo: dá trabalho ser feliz, mas dá muito mais ser infeliz: cada um escolha o trabalho que vale a pena”, afirma Carla Furtado, diretora do Instituto Feliciência.

Apesar de o conceito de felicidade ser subjetivo e mudar para cada pessoa, ela explica que ser feliz demanda buscas, decisões, atitudes e escolhas. E não pode ser um projeto para o futuro. Só dá para ser feliz começando desde já.

Para facilitar o trabalho, Carla enumera cinco hábitos que devem ser eliminados da sua vida. Confira:

1. Excesso de conexãoPor conta da expectativa de vida alongada, este é considerado o melhor momento na história da humanidade para se viver. Porém, apesar de vivermos mais, a rotina não está mais fácil: o período é considerado o mais desafiador de todos os tempos devido ao aumento dos casos de pacientes diagnosticados com transtornos mentais e a intensidade dos quadros.

O tempo de consumo de telas e conexão digital é diretamente proporcional ao adoecimento mental, de acordo com Carla. Ela explica que o ideal é ter 12 horas ininterruptas de desconexão digital por dia: considere largar o celular duas horas antes de dormir, cumpra as oito horas de sono, e só volte a pegar o aparelho duas horas após despertar.

2. Distanciamento socialA pandemia de Covid-19 exigiu que as pessoas adotassem o distanciamento físico. Agora, com a passagem do momento mais crítico da doença, é hora de praticar a reconexão.

“Não é simples. Em muitas pessoas, diante do risco, o cérebro é ágil e aprende o novo comportamento para preservar a vida. Depois, para poupar energia, ele se acomoda. Contudo, somos seres sociais: a conexão humana é primordial para a felicidade, a saúde e a longevidade”, diz Carla.

Ela afirma que o esforço inicial de restabelecer os laços e a convivência valem a pena. A dica é colocar os compromissos na agenda: marque visitas aos familiares, tire o domingo para encontrar os amigos e não falte happy hour com os colegas do trabalho.

3. Negligência ao repousoCarla explica que, hoje, é mais comum que a população tenha problemas para dormir e a insônia se tornou uma epidemia mundial. Com isso, o corpo nunca consegue descansar o suficiente para funcionar da melhor maneira.

“Além das noites de descanso, podemos estabelecer pequenas pausas ao longo dia, intervalos, para fazer algo relaxante e prazeroso: dois a três minutos de respiração reguladora, tomar um café ou chá fora da estação de trabalho, contemplar a natureza da janela e, para quem pode, pisar na grama por alguns instantes”, recomenda a especialista.

Para o organismo, repouso não é inatividade — ao contrário, é um processo de restauração. Não custa lembrar que é quase impossível ser feliz exausto.

4. Trabalho demaisNunca o trabalho ocupou tanto espaço na mente e vida das pessoas como hoje. Apesar de essencial como forma de subsistência e de realizações pessoais e materiais, é preciso restabelecer interesses fora do escritório e das telas.

Para Carla, viver além do serviço contribui para a saúde, resiliência e resultaria no aumento da felicidade.

5. Planejar a felicidade para o futuroFaz parte do ser humano planejar e estabelecer projetos. Mas, segundo Carla, esse tipo de organização não funciona para a felicidade. “Há um fenômeno psíquico chamado adaptação hedônica, em que alcançamos o que desejamos e rapidamente nos adaptamos sem que a sensação de satisfação permaneça”, explica.

A felicidade é uma experiência que ocorre apenas no presente, internamente, e será mais sólida e duradoura quando estiver dissociada de conquistas grandiosas e associada ao contentamento com aquilo que já se possui. Portanto, reconheça e agradeça a todos e tudo que têm valor na sua vida.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Saory Cardoso sofre tentativa de assalto a caminho da Record em SP

Saory Cardoso, finalista de A Fazenda 17, foi alvo de uma tentativa de assalto em São Paulo (SP) na noite de sexta-feira (19/12),...

Antes de matar os pais, Nick Reiner destruiu casa sob efeito de drogas

Internautas resgataram uma entrevista em que Nick Reiner, 32 anos, acusado de matar o pai, o renomado cineasta Rob Reiner, e a mãe, detalha...

Família baiana morre em acidente de carro em Minas; vítimas seguiam para festas de fim de ano em Ibicuí

As identidades das cinco pessoas da mesma família, naturais de Ibicuí, no Sudoeste baiano, foram divulgadas neste sábado. Lucas Celestino Reis, 40 anos;...