TAGS

A cada dia, 145 mulheres são internadas para tratar varizes

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Logo Agência Brasil

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular mostram que 145 mulheres são internadas todos os dias no Brasil para tratamento de varizes. O cálculo é que, a cada hora, em média, seis mulheres são submetidas a cirurgias para tratar do problema apenas na rede pública. Apesar dos altos números, a entidade alerta que muitos casos represados durante a pandemia de covid-19 podem ainda não ter sido tratados.ebcebc

O levantamento, elaborado a partir de informações disponíveis na base de dados do Ministério da Saúde, mostra que as varizes são amplamente mais comuns em mulheres. Na série histórica analisada, entre 2013 e 2022, 76% dos 695 mil casos registrados foram em pessoas do sexo feminino, totalizando 529 mil mulheres submetidas ao tratamento nos últimos dez anos.

Notícias relacionadas:

  • Ministra da Saúde diz que é preciso discutir o financiamento do SUS.
  • Governo criará coordenação de saúde da população negra.
  • No Dia Mundial da Obesidade, campanha pede novo olhar sobre a doença.

A entidade responsável pelo estudo destaca que não se trata apenas de uma questão estética e que, sem o cuidado devido, as varizes implicam perda de qualidade de vida, causando dores e desconforto. O problema compromete a rotina de milhares de brasileiras e pode evoluir para situações graves e de difícil reversão.

Pandemia

Com 45,8 mil mulheres internadas por varizes em 2022, o banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) registrou aumento de 103,4% em comparação ao ano anterior, quando 22,5 mil mulheres foram internadas pelo problema na rede pública. O número ainda é 26% menor que a média de procedimentos que notificada nos anos anteriores.

O levantamento mostra que, entre 2013 e 2019, recorte da série histórica que não sofreu impacto da covid-19, em média, 62 mil mulheres foram internadas a cada ano para tratamento da doença.

Os dados revelam ainda que 2020 e 2021 foram os anos com maior percentual de internações de caráter de urgência, em comparação ao número total de registros. Nesse período, 17% das internações não foram de caráter eletivo. Em todos os outros anos da série histórica, essa marca permaneceu abaixo dos 14%.

“O cenário sugere que muitas pacientes não contaram com suporte clínico e ambulatorial, tendo que recorrer ao atendimento emergencial em prontos-socorros devido à gravidade dos sinais e sintomas”, concluiu a entidade.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura avança com construção do primeiro parque ecológico de Teixeira de Freitas

Construção do Parque Municipal da Biquinha (Foto: Junior Origem) Unindo lazer e meio ambiente, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas prossegue com as obras no Parque Municipal da Biquinha, no bairro Colina Verde. Este será mais um espaço de recreação e atrativo turístico, garantindo também a qualidade de vida dos teixeirenses ao ressignificar um

Investindo no futuro: Prefeitura prossegue com obra de escola padrão FNDE

Construção de escola no bairro Ulisses Guimarães (Foto: Junior Origem) A construção da nova escola no bairro Ulisses Guimarães é um marco relevante no compromisso da Prefeitura com o futuro educacional de Teixeira de Freitas. O equipamento seguirá o padrão estipulado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com 13 salas de aula, quadra

Prefeitura convida cidadãos para inauguração da ESF Reginaldo Souza da Cruz na sexta (17)

A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas convida todos os cidadãos para a inauguração da unidade de Estratégia Saúde da Família (ESF) Reginaldo Souza da Cruz, na praça do Residencial Santos Guimarães nesta sexta-feira (17), a partir das 16 horas. Com a nova ESF, a gestão atual busca promover o alcance e acesso da saúde