Atlético busca a 17ª participação seguida na final do Campeonato Mineiro

Publicado:

O Atlético busca, diante do Athletic, alcançar a 17ª participação seguida na final do Campeonato Mineiro. Desde 2007, o Galo é figura carimbada nas decisões do Estadual e conquistou nove títulos – de 16 possíveis. Relembre na galeria de fotos abaixo.
 
Apenas duas vezes houve marcas superiores à atual sequência do Atlético. Entre 1965 e 1990, o Cruzeiro emendou 26 campanhas de título ou vice-campeonato. Saiu campeão em metade delas. Em seguida, aparece o próprio time alvinegro, com a série registrada entre 1974 e 1991. Na época, foram 12 conquistas.
Em 2006, ano em que o Atlético disputou a Série B do Campeonato Brasileiro, o clube foi eliminado pela última vez nas semifinais do Campeonato Mineiro. Naquela temporada, o Galo liderou a primeira fase de forma invicta, com nove vitórias e dois empates.
Nas semifinais, no entanto, o Alvinegro viria a ser eliminado pelo rival Cruzeiro, que posteriormente ficaria com o título diante do Ipatinga. Ambos os jogos foram realizados no Mineirão, em Belo Horizonte: o primeiro com empate em 2 a 2 e o segundo com vitória celeste por 2 a 0.
De lá para cá, o Atlético eliminou todos os adversários que encontrou nas semifinais de edições do Campeonato Mineiro. O rival mais enfrentado nesta fase mata-mata do Estadual foi o América, em quatro anos distintos (2011, 2014, 2018 e 2020).
 
 

Atlético x Athletic

Esta será a primeira semifinal da história entre Atlético e Athletic. O clube de São João del-Rei, que retornou ao futebol profissional em 2018, após 48 anos, vive sua melhor campanha em toda a história do Mineiro.
Nos dois confrontos mais recentes entre as equipes, o Galo levou a melhor. Ambos aconteceram pela 1ª fase do Estadual (2021 e 2022), com vitórias do time de Belo Horizonte por 1 a 0.
 
 

Por ter terminado a primeira fase com a melhor campanha geral, o Atlético ostenta duas vantagens nessa semifinal. A primeira delas é a de poder decidir a disputa como mandante. A outra é o direito de jogar por dois resultados iguais (dois empates ou uma vitória e uma derrota pela mesma diferença de gols) para avançar à final.
O jogo de ida será realizado às 16h deste domingo (12/3), no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei. O confronto de volta, por sua vez, acontecerá no Independência, em Belo Horizonte, na tarde do dia 18 de março (um sábado).

Retrospecto do Atlético em semifinais do Mineiro desde 2007

  • 2007 – eliminou o Democrata-GV e foi campeão diante do Cruzeiro
  • 2008 – eliminou o Tupi e foi vice para o Cruzeiro
  • 2009 – eliminou o Rio Branco e foi vice para o Cruzeiro
  • 2010 – eliminou o Democrata-GV e foi campeão diante do Ipatinga
  • 2011 – eliminou o América e foi vice para o Cruzeiro
  • 2012 – eliminou o Tupi e foi campeão diante do América
  • 2013 – eliminou o Tombense e foi campeão diante do Cruzeiro
  • 2014 – eliminou o América e foi vice para o Cruzeiro
  • 2015 – eliminou o Cruzeiro e foi campeão diante da Caldense
  • 2016 – eliminou a URT e foi vice para o América
  • 2017 – eliminou a URT e foi campeão diante do Cruzeiro
  • 2018 – eliminou o América e foi vice para o Cruzeiro
  • 2019 – eliminou o Boa Esporte e foi vice para o Cruzeiro
  • 2020 – eliminou o América e foi campeão diante do Tombense
  • 2021 – eliminou o Tombense e foi campeão diante do América
  • 2022 – eliminou a Caldense e foi campeão diante do Cruzeiro

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...

Jogadores profissionais do Sport Recife homenageiam jogadores da base no dia das crianças

O dia das crianças foi comemorado com uma homenagem de renomados jogadores profissionais do Sport Recife num evento inspirador para jovens que acreditam na...

Atlético-MG: amante confessa tentativa de extorsão a Everson

 A mulher denunciada pelo goleiro Everson, do Atlético-MG, por tentativa de extorsão, confessou para a policia o crime. Ela seria amante do jogador e pediu R$ 500 mil para não divulgar as provas que tinha do caso com ele.Fabiana Coelho de Souza, fotógrafa, começou a ter um relacionamento com Everson há dois, segundo ela contou em