TAGS

Casos de Covid-19 têm alta em 16 Estados após o Carnaval, aponta Fiocruz

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Relatório da Instituição apontou maior crescimento em São Paulo e entre idosos

ARTHUR SOUZA/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Profissional realiza teste de Covid-19

Nova fase da vacinação contra a Covid-19 começou no fim do mês de fevereiro

No novo boletim ‘InfoGripe Fiocruz‘ divulgado nesta sexta-feira, 3, a Instituição apontou um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid-19 depois de um período de queda. O crescimento é significativo sobretudo em São Paulo. Os dados têm como base a semana de 19 a 25 de fevereiro, período que abrange o Carnaval. O coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, reforçou a importância da adesão à campanha de vacinação iniciada nesta semana. Segundo ele, no caso dos grupos prioritários, o reforço vacinal nesta fase de crescimento dos casos é crucial para evitar que uma possível infecção se transforme em casos graves e mortes. Na maioria dos estados, o aumento ocorre entre os mais idosos. “O sinal que se inicia na população idosa é um reflexo de que o vírus pode estar ganhando força novamente, aumentando sua transmissão”, disse. A tendência, segundo ele, é que o vírus chegue às demais faixas etárias nas próximas semanas. Gomes defendeu o uso de máscara como forma de prevenção a despeito da decisão da Anvisa, da última quarta-feira, de suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras em aeroportos e aeronaves. “É uma questão puramente física: boas máscaras, que se ajustam bem ao nosso rosto e têm uma filtragem adequada do ar, são uma barreira para a passagem do vírus”, afirmou. “Usando boas máscaras, um indivíduo saudável não se expõe à absorção de vírus que estão no ambiente”.

Das 27 unidades da federação, 16 apresentam crescimento de casos de SRAG nas últimas seis semanas: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. No Amazonas e em São Paulo, o aumento ocorre em praticamente todas as faixas etárias. Dezoito das 27 capitais apresentam sinal de crescimento no mesmo período: Aracaju (SE), Belém (PA), Boa Vista (RR), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luiz (MA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

*Com informações do Estadão Conteúdo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Praticamente classificado, Vitória busca vantagem no mata-mata do Campeonato Baiano

  Os três pontos conquistados diante do Atlético de Alagoinhas, no último domingo (25), deixou o Vitória praticamente classificado para as semifinais do Campeonato Baiano, o que não acontece desde 2018, ano do último título estadual do clube. Com 16 pontos, a equipe rubro-negra até pode ser alcançada em pontos e vitórias pelo Jequié, 5°

José Ronaldo afirma que pode retomar diálogo com Pablo Roberto sobre eleição em Feira

Em entrevista ao Bahia Notícias na noite desta segunda (26), o ex-prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo (União), afirmou que pode voltar a dialogar com o deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) na tentativa de formar um único grupo na disputa das eleições deste ano, mesmo ainda não confirmando a sua pré-candidatura ao pleito.   

Pelegrino assume vice-presidência de associação de tribunais de conta municipais

O conselheiro Nelson Pelegrino, do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, assumiu nesta segunda-feira (26/02) a vice-presidência executiva da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, no auditório do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro. O presidente da associação será o conselheiro