Cruzeiro terá que superar solidez defensiva do América para avançar à final

Publicado:

 
O Cruzeiro terá uma dura missão contra o América neste domingo (19), às 18h, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pelo confronto de volta da semifinal do Campeonato Mineiro. Para avançar à decisão, o time celeste precisará superar uma das melhor defesa do torneio e vencer por três gols de diferença, já que foi derrotado por 2 a 0 no duelo de ida, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas. 
Invicto na competição estadual, o rival americano sofreu apenas seis gols nos nove jogos que disputou até o momento – mesmo número do Atlético. Em nenhum deles, a equipe americana foi vazada em mais de uma oportunidade. 
A solidez defensiva do adversário cruzeirense já persiste há mais tempo. A última vez que o time comandado pelo técnico Vagner Mancini sofreu três gols no mesmo jogo foi em 17 de julho do ano passado. 
Na ocasião, o América foi derrotado por 3 a 0 pelo Red Bull Bragantino, no Horto, pela 17ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Desde então, entrou em campo em 34 ocasiões.
 
Por sua vez, o Cruzeiro só conseguiu vencer por três ou mais gols uma única vez neste Mineiro. Com gols de Gilberto (três) e Mateus Vital (um), a Raposa goleou o Villa Nova por 4 a 0, no estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela 6ª rodada da primeira fase.
No duelo deste domingo (19), o Cruzeiro enfrentará cinco jogadores que foram titulares no último clássico e que participaram da derrota americana para o RB Bragantino. São eles: o goleiro Matheus Cavichioli, os meio-campistas Juninho, Benitez e Alê, além dos atacantes Felipe Azevedo e Matheusinho. 

É possível virar?

Desde 2004, quando o Mineiro passou a contar com fase classificatória seguida de mata-matas, nenhum time inverteu vantagem de pelo menos dois gols colocada num primeiro jogo de semifinal. 
Foram 13 ocasiões em que uma equipe teve pelo menos dois gols à frente no jogo de ida. Em todas elas, o time avançou à final do Estadual.
A primeira ocorreu no ano de 2004. O Atlético venceu a Caldense por 3 a 0 no jogo de ida e, na volta, bateu a Veterana novamente, agora por 3 a 1, para chegar à final. Naquele ano, contudo, o Galo foi vice-campeão mineiro, ao perder para o Cruzeiro na decisão.
Em 2022, o Cruzeiro viveu a situação inversa à atual, ao colocar a vantagem de pelo menos dois gols de frente na semifinal. 
A Raposa bateu o Athletic por 2 a 0 na ida e, na volta, fez 2 a 1 para chegar à final. O time cruzeirense foi vice-campeão, ao ser derrotado pelo Atlético na decisão do ano passado.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jequié recebe dois jogos seguidos pela Copa do Brasil pela primeira vez na história

Pela primeira vez em sua história, a cidade de Jequié participa da Copa do Brasil,  e em dose dupla. Esta semana, dois jogos decisivos...

Olheiros do Esporte Clube Bahia estarão em Prado nesse final de semana observando atletas da região

Os olheiros do Esporte Clube Bahia vão realizar avaliações para categorias de base em Prado, observando o potencial dos atletas participantes. a chamada peneira acontecerá...

Jogadores profissionais do Sport Recife homenageiam jogadores da base no dia das crianças

O dia das crianças foi comemorado com uma homenagem de renomados jogadores profissionais do Sport Recife num evento inspirador para jovens que acreditam na...