SSP deve terminar transferências de presos alocados em unidades policiais para presídios até final de abril

Publicado:

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) estima transferir presos em unidades policiais para presídios até o final do mês de abril. Ao Bahia Notícias, a pasta indicou que a conclusão do processo de alocação segue sendo realizado no estado. 

 

Um grupo de trabalho com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP) e a Polícia Civil da Bahia foi criado para realizar a transferência após uma decisão judicial da Quinta Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) (veja mais). O pedido foi promovido pela Associação dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia.

 

Após a decisão, o estado tentou reverter a decisão com um novo pedido, que foi negado. Então, a decisão anterior foi mantida e o governo então teve estipulado o prazo de cinco anos para adotar “providências necessárias no sentido de assumir totalmente o múnus [obrigação] de custodiar os indivíduos presos à disposição da justiça, desobrigando, por conseguinte, os servidores policiais civis deste encargo anômalo às suas atribuições legais”.

 

Como a decisão transitou em julgado em junho de 2017 – quando torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso – o estado então criou o grupo para adotar as medidas emitidas pelo Tribunal. 

 

O estado ponderou na portaria que empreendeu esforços e as providências adotadas “visando a construção de equipamentos públicos com esta finalidade, fato é que remanescem algo em torno de 1.000 indivíduos segregados em unidades policiais, não sendo possível, portanto, atribuir-se completude à determinação judicial”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJ-BA autoriza horas extras excepcionais para servidores do Cartório de Garantias de Salvador

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) autorizou a realização de horas extraordinárias pelos servidores do Cartório Integrado dos Juízos de Garantias de...

Instituto ajuda gêmeos com doença rara após enxergar direitos em risco

Ana Laysa Fonseca de Lima, de 33 anos, não enfrenta sozinha a batalha para cuidar dos filhos gêmeos, Alan e Arthur, de 14...

Menina de três anos morre afogada em confraternização da família na Bahia

Uma menina de três anos perdeu a vida após se afogar na piscina de uma chácara em Luís Eduardo Magalhães, na...