Lula vai convidar Xi ao Brasil e diz que irá à República Democrática do Congo

Publicado:

 (FOLHAPRESS) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda (10) que vai aproveitar a viagem oficial à China, nesta semana, para convidar o líder chinês, Xi Jinping, para uma visita ao Brasil.

O petista também anunciou que fará uma viagem ainda neste ano à República Democrática do Congo, no centro da África, para uma reunião com os países que detêm as maiores florestas do mundo.

Lula deve embarcar na manhã desta terça-feira (11) para uma visita de quatro dias ao gigante asiático. Ele também fará uma parada breve nos Emirados Árabes Unidos após a ida ao país de Xi. A viagem oficial à China estava programada inicialmente para o dia 26 de março, mas foi suspensa após o presidente ser diagnosticado com pneumonia.

O petista concedeu uma entrevista na noite desta segunda-feira ao programa Voz do Brasil, noticiário estatal produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), uma rede pública.

“Vamos consolidar nossa relação com a China. Vou convidar o Xi Jinping para vir ao Brasil para uma reunião bilateral, para mostrar os projetos que temos interesse de investimento dos chineses”, disse.

Lula afirmou que a viagem terá como objetivo resgatar a relação que existia antes do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele evitou falar o nome do seu rival, mas se referiu a presidentes que não gostavam e não sabiam fazer política externa.

Ele também disse que vai buscar estreitar parcerias com os chineses e não apenas na área comercial. “A gente não quer que os chineses comprem coisas nossas, o que queremos é construir parcerias para que eles possam fazer investimentos em coisas que não existem.”

Lula também anunciou que vai realizar uma viagem para a África para tratar de questões ambientais. O encontro, na República Democrática do Congo, vai reunir países com as maiores florestas do mundo.

“Tenho, em junho, um compromisso com o Congo que está convidando o Brasil e a Indonésia para fazer um grande encontro dos três países que têm a maior floresta verde. Obviamente, vou tentar convencer o Congo a convidar os países da América do Sul”, afirmou Lula.

“Temos que ter humildade e reconhecer que a Amazônia não é só nossa. A Amazônia tem vários países que têm um potencial extraordinário.”

Lula disse que a floresta Amazônia não deve ser mantida como um “santuário” e que sim deve ser aberta para a produção por parte da população local. Também afirmou que a floresta deve estar aberta para a “ciência do mundo inteiro”.

O presidente acrescentou que a questão ambiental está colocando o Brasil em voga no mundo novamente, após anos sob críticas por conta da alta dos crimes ambientais. “O Brasil tem o mundo a seus pés, e, com a questão climática, aumentou muito o potencial de negociação.”

Leia Também: Congresso instala na terça-feira comissões mistas para analisar 4 MPs editadas por Lula

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Manchester City x Dortmund: onde assistir ao jogo da Champions League

Nesta quarta-feira, 5 de novembro, o Manchester City recebe o Borussia Dortmund pela 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League....

Presidente do México sofre assédio sexual em meio a apoiadores; vídeo

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, foi vítima de assédio sexual enquanto cumprimentava apoiadores no centro da cidade, na terça-feira (4/11). O incidente...

Motorista de app atacado com canivete no DF recebe alta da UTI

Elias Alves dos Santos Filho, motorista de aplicativo, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Ceilândia na última...