Equipe da UTI 3 do HGVC apresenta resultados de destaque em projeto nacional de segurança do paciente

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A UTI 3 do Hospital Geral de Vitória da Conquista, integrante do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista, se destacou no SAP 2, serviço da iniciativa Saúde em Nossas Mãos realizada em São Paulo. A equipe mostrou resultados relevantes ao padronizar a identificação de dispositivos venosos com etiquetas coloridas, promovendo melhoria contínua e fortalecendo a segurança do paciente.

O encontro reuniu instituições de todo o país com o objetivo de compartilhar experiências, apresentar resultados e debater estratégias para reduzir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde IRAS. Ao apresentar o trabalho, a equipe da UTI 3 destacou como uma intervenção simples pode desencadear mudanças profundas na forma como os profissionais conduzem a assistência e a comunicação entre as equipes.

O diagnóstico inicial apontou a ausência de padronização na identificação dos dispositivos da rede venosa, incluindo equipos, torneirinhas e conexões. Para enfrentar esse desafio, a equipe institucionalizou ciclos de melhoria contínua, os chamados PDSA, com testes progressivos que levaram à adoção de uma solução eficaz e replicável.

Entre as ações implementadas, destacou-se a criação e padronização de etiquetas por cores para os dispositivos intravenosos, aliadas a treinamentos sistemáticos para os profissionais. A prática foi expandida gradualmente para todos os leitos da unidade, com ajustes de materiais, logística e fortalecimento da comunicação entre as equipes envolvidas no cuidado ao paciente.

Os resultados já começam a se refletir nos indicadores da UTI 3, com avanços consistentes e melhoria contínua. A unidade registra um patamar relevante de evolução, evidenciando o impacto positivo das medidas adotadas e o fortalecimento da cultura de segurança do paciente. Além dos números, a mudança se traduz em maior adesão às boas práticas pela equipe multidisciplinar e em uma comunicação mais clara entre os profissionais.

A experiência da UTI 3 foi compartilhada com participantes de todo o Brasil, contribuindo para a disseminação de práticas bem-sucedidas e reforçando o protagonismo do Complexo Hospitalar na busca por uma assistência cada vez mais segura, qualificada e humana. O compromisso dos profissionais fica evidente na qualidade do cuidado prestado e no valor do trabalho coletivo na construção de soluções que afetam diretamente a vida dos pacientes atendidos pelo hospital.

E você, que exemplos de melhorias simples já presenciou ou acredita que poderiam elevar a segurança em serviços de saúde? Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a ampliar esse debate sobre práticas que salvam vidas.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Posto de testagem em Itapetinga supera 3,9 mil testes e reforça combate às ISTs no São João

Itapetinga ganha um estande de testagem rápida para ISTs durante os festejos juninos. Instalado no Parque da Lagoa desde 19 de junho, o...

Festa junina na Bahia atrai multidão, mas provoca reclamações sobre acesso e shows

Resumo: Participantes da Arraiá do Berimbau, festa junina promovida pelo Portal do Sertão em Conceição do Jacuípe, ocorreu no Estádio Rosalvo de Matos...

Forte São Marcelo passa para administração do Governo da Bahia após cessão da União

Resumo: O Governo Federal transferiu a gestão do Forte São Marcelo, em Salvador, para o governo da Bahia, com o objetivo de acelerar...