Forte São Marcelo passa para administração do Governo da Bahia após cessão da União

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Resumo: O Governo Federal transferiu a gestão do Forte São Marcelo, em Salvador, para o governo da Bahia, com o objetivo de acelerar a reabertura do monumento e transformá-lo num polo de lazer, cultura e convivência social. A cessão terá 20 anos de duração, com a obrigação de iniciar atividades em até 24 meses; a União poderá retomar o patrimônio caso as metas não sejam cumpridas ou haja interesse público superior.

O acordo estabelece que o Estado será responsável pela administração, conservação e exploração turística do Forte São Marcelo, que continuará sendo de propriedade da União. As intervenções visam integrá-lo ao circuito histórico de Salvador e ampliar as possibilidades de uso cultural e de visitação pública.

O contrato, gratuito e de longo prazo, poderá ser prorrogado por iguais e sucessivos períodos, desde que o Estado cumpra as metas de preservação, restauração e uso sustentável. Se as finalidades não forem atendidas, ou surgir um interesse público superior, a União mantém o direito de reassumir o patrimônio de forma automática.

O Governo da Bahia informou ainda que, em abril, vai assumir a gestão de dois importantes patrimônios históricos do litoral: Forte São Marcelo, em Salvador, e a Fortaleza de Morro de São Paulo, em Cairu. A formalização da cessão ocorrerá na próxima segunda-feira, na sede da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), com a Setur assumindo a responsabilidade pela administração, preservação e expansão da visitação.

No caso do Forte São Marcelo, a proposta contempla intervenções estruturais e uma requalificação para uso cultural e turístico, com a ampliação da integração ao conjunto histórico da cidade, fortalecendo o turismo regional e o patrimônio público.

A expectativa é que a Setur aja com governança pública responsável, orientada por diretrizes de preservação e exploração turística sustentável. O acordo também define etapas de implementação, com prazos e metas claras para que o monumento passe a funcionar como parte de um roteiro histórico ampliado de Salvador.

E você, o que pensa sobre essa transferência e sobre o futuro do Forte São Marcelo? Compartilhe sua opinião nos comentários e participe da conversa sobre o patrimônio histórico da Bahia.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Aniversário de Esplanada é comemorado no ritmo do São João

Resumo: São João de Esplanada se aproxima com uma programação de quatro dias na Praça de Eventos, reunindo grandes atrações, celebrando 95 anos...

Posto de testagem em Itapetinga supera 3,9 mil testes e reforça combate às ISTs no São João

Itapetinga ganha um estande de testagem rápida para ISTs durante os festejos juninos. Instalado no Parque da Lagoa desde 19 de junho, o...

Festa junina na Bahia atrai multidão, mas provoca reclamações sobre acesso e shows

Resumo: Participantes da Arraiá do Berimbau, festa junina promovida pelo Portal do Sertão em Conceição do Jacuípe, ocorreu no Estádio Rosalvo de Matos...