O gabinete de Lula esteve sob o domínio dos golpistas durante 1 hora

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Local considerado o mais sensível para a segurança nacional do país, o 3º andar do Palácio do Planalto, onde o presidente da República dá expediente durante a semana, foi violado pelos golpistas que por ele circulam livremente pelo menos durante uma hora no domingo 8 de janeiro último.

É o que mostram imagens do circuito interno do palácio liberadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e analisadas por cinco repórteres do jornal O Globo. Os invasores são vistos dentro da antessala e no gabinete da Presidência sem que as forças de segurança os impedissem de estar ali.

Os extremistas voltaram ao local mesmo depois de o agora ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) Gonçalves Dias, general e amigo de Lula há 20 anos, ter constatado a violação da porta de vidro que dá acesso ao gabinete e os atos de vandalismo. Os primeiros chegaram às 15h36.

Vinte minutos depois, foram filmados chutando e quebrando a porta de vidro que delimita o gabinete da Presidência. Lula despacha de uma sala dentro do gabinete. Naquele dia estava em São Paulo. O general aparece por volta das 16h29. Os últimos invasores circulam pelo local às 16h31.

O general entrou no gabinete de Lula pela porta de vidro que fora arrombada a chutes pelos golpistas. Essa porta só pode ser aberta com crachá funcional, que poucas pessoas têm. O que sugere que ela estaria destrancada, como estava a principal porta do palácio no primeiro piso do prédio.

A partir do instante em que o general constata os atos de vandalismo, a Polícia Militar do Distrito Federal demorou 11 minutos para chegar, precisamente às 16h40. Antes, às 16h22, policiais armados do GSI apenas observaram a situação pela porta de acesso à escada, sem isolar a entrada do gabinete.

O acesso à entrada do gabinete do presidente só foi interrompido às 17h11, quando militares puseram uma poltrona para obstruir a escada que leva ao andar. A área foi finalmente isolada para perícia às 20h20, quase quatro horas após o general ter deixado o gabinete de Lula. O general foi demitido.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Mistério na Colômbia: modelo é encontrada morta dentro de mala

Natalia Villalba Angarita, 36, influenciadora colombiana, foi encontrada morta dentro de uma mala no banheiro de um apartamento alugado por temporada no norte...

Motociclista morre ao colidir em caminhão no DF; trânsito é alterado

Um motociclista morreu após colidir com um caminhão vermelho no Paranoá, no Distrito Federal, na noite desta quarta-feira (24/6). O Corpo de Bombeiros...

Terremotos na Venezuela: Agência dos EUA estima de 10 mil a 100 mil mortos

Avaliação preliminar do USGS aponta risco elevado de vítimas após terremotos de 7,2 e 7,5 na Venezuela Um relatório inicial do USGS indica que...