Disque 100 passa a receber denúncias de ataques a escolas pelo WhatsApp

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Disque 100, canal gratuito usado para comunicar alguma violação de direitos humanos, agora poderá receber também denúncias de ataques contra escolas. A nova função foi anunciada nesta quinta-feira, 13, pelo governo federal, que disponibiliza o número de WhatsApp – (61) 99611-0100 – como uma via específica para reportar atentados ou ameaças de ataques em instituições de ensino.

De acordo com o governo, os denunciantes podem enviar mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídia, links ou URLs. Quanto mais detalhes e informações, melhor. Além disso, quem estiver apresentando uma denúncia não têm a obrigação de se identificar, e as informações são mantidas em sigilo, garante o governo.

“O novo número é mais um canal de atendimento no âmbito do Disque 100 – Disque Direitos Humanos”, informou o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), responsável por receber as denúncias.

Além do WhatsApp, o Disque 100 também pode ser acionado por ligação gratuita (discando 100), pelo site do ministério, e pelos aplicativos Telegram e Direitos Humanos Brasil. O serviço também dispõe de atendimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O novo número de WhatsApp se soma a outros canais de denúncias criados para o mesmo fim, como o Escola Segura, feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com SaferNet Brasil, para o recebimento de informações de ameaças de ataques contra as escolas.

O MDHC recomenda que os denunciantes informem os detalhes da ocorrência, como local de ameaça e dados do suspeito. Nos casos em que as violações acontecerem no meio virtual, a orientação é que as pessoas informem as redes sociais, postagens, perfis, e também endereços eletrônicos dos envolvidos.

Pelo conteúdo e teor das denúncias, o Disque 100 encaminha as ocorrências para as autoridades competentes, como forças de segurança e Conselho Tutelar, por exemplo. Mesmo com a ampliação para a comunicação de ataques a instituições de ensino, o Dique 100 continua aberto para receber casos de violações e descumprimentos de direitos humanos.

Canais específicos para denunciar um ataque a escola

– WhatsApp – (61) 99611-0100 – (Clique aqui para denunciar)

– Escola Segura (Clicar aqui para denunciar)

Outros canais para Denunciar violações de direitos

– Telefone – Discar 100 (Ligação gratuita)

– Telegram – Para utilizar o canal, é necessário digitar “Direitoshumanosbrasilbot” na busca do aplicativo

– Videochamada em Libras – para pessoas surdas ou com deficiência auditiva usuárias da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (Clique para acessar o canal)

Aplicativo Direitos Humanos Brasil (Clique para baixar)

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tradutora da Globo viraliza ao evitar expressões sexuais de Madonna em show

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para além das duas horas de show que rememorou momento marcantes da vida e carreira de Madonna, a apresentação pública da artista na praia de Copacabana viralizou também por outro motivo. A tradutora contratada pela Globo para informar ao público o que a cantora dizia divertiu internautas ao driblar palavras

Casais com a PIOR química na tela!

Não é lindo quando casais parecem ter sido feitos um para o outro? Nós amamos um bom romance e alguns atores parecem provocar algo mágico na gente quando estão juntos. Isso se chama química e não dá para negar. Mas o oposto também existe. Muitos casais na tela não têm essa química e chega a

Astros de Hollywood que cobram por um autógrafo (e valores)!

A maioria das pessoas sonha em conhecer seus ídolos, mas nem imagina que precisará pagar por um autógrafo ou uma foto deles. Pois, você ficará surpreso ao saber que algumas estrelas podem exigir pequenas fortunas. Na galeria, descubra quanto as celebridades já cobraram por autógrafos! Leia Também: Bens dos famosos que foram a leilão: Até