F1: Massa traça estratégia com advogados para contestar título de Hamilton

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
 
Felipe Massa não quer desistir de uma possível conquista na carreira e deu os primeiros passos na ação judicial para reaver o título de 2008 da Fórmula 1. Segundo a revista inglesa “Autosport”, o piloto reuniu uma equipe de defesa para entender como deve prosseguir com a polêmica temporada de 2008, na qual o brasileiro da Ferrari terminou na vice-liderança, enquanto o inglês Lewis Hamilton, na época da McLaren, conquistou o primeiro de seus sete títulos mundiais. 
O piloto brasileiro estuda processar a F1 e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), após declaração de Bernie Ecclestone, chefe da categoria na época. No começo do ano, o dirigente revelou saber da manipulação de resultado no GP da Singapura, quando Nelsinho Piquet bateu propositalmente no muro, a pedido da Renault, para beneficiar Fernando Alonso. 
Na ocasião, Felipe foi prejudicado por causa da paralisação da corrida, que rendeu um pit stop desastroso para a Ferrari. Caso o GP fosse anulado, o brasileiro terminaria o campeonato na liderança e seria,portanto, o campeão da temporada. 
Quando o escândalo (conhecido como Crashgate) se tornou público, em 2009, Massa buscou a mudança do resultado, entretanto, não pôde reaver o título porque, uma vez entregue em cerimônia, o troféu não pode ser dirigido a outro piloto – as posições na classificação, segundo o Código Desportivo Internacional da FIA, não podem ser alteradas. 
A investigação da FIA também não apontou evidências de que Alonso e a maior parte da equipe Renault sabiam da batida proposital e auxiliaram na execução. O órgão entendeu que seria injusto mudar o resultado.
Agora, após as declarações de Bernie, Massa se reuniu com uma equipe de advogados, mas diferentemente da primeira contestação, o piloto da Stock Car tratará a situação de forma mais discreta, o que significa que não haverá mais declarações públicas da sua parte. 

Há chance de Massa ser declarado campeão?

Apesar da tentativa, as chances de Felipe “reconquistar” o título são pequenas.  O Código Internacional Esportivo da FIA não permite protestos após uma corrida, e qualquer direito de revisão expira 14 dias após as provas e quatro dias antes da cerimônia de entrega de prêmios da federação.
A principal autoridade para tomar qualquer decisão é a Corte Internacional de Apelações,   e qualquer pessoa envolvida em um campeonato concorda em cumprir isso. Assim, Felipe não pode utilizar tribunais alternativos. 
O artigo 1.3.1b da Corte estabelece que os competidores “devem se comprometer a submeter-se sem reservas às decisões da autoridade desportiva e às consequências delas correntes”. 
A Corte Arbitral do Esporte (CAS) também não tem jurisdição sobre a FIA em questões como essa. 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Franz Beckenbauer, ícone do futebol alemão, morre aos 78 anos

Um dos maiores ídolos do futebol alemão, Franz Beckenbauer, morreu aos 78 anos, conforme comunicado divulgado pela família nesta segunda-feira, 8. Segundo a nota, o ex-jogador do Bayern de Munique faleceu enquanto dormia no domingo, 7, cercado por seus entes queridos. A causa da morte ainda não foi revelada, mas Beckenbauer vinha enfrentando problemas de

Em corrida marcada por acidentes, Verstappen vence o GP do Brasil e bate recorde de pontos

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, neste domingo, 5. Lando Norris (McLaren) e o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) fecharam o pódio, em segundo a terceiro lugar, respectivamente. A corrida foi disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e foi marcada por acidentes. Na

Brasil encerra os Jogos Pan-Americanos com recorde de medalhas

O Brasil encerrou os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com recorde de medalhas conquistadas em uma edição. Foram 205 medalhas conquistadas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. O Pan deu vagas olímpicas em 21 esportes. O Brasil conseguiu vaga em diversas modalidades: handebol feminino (14 atletas), boxe (9), hipismo (6 – com