Hamilton dá indireta ao citar homenagem ao Brasil: ‘Meio milhão de mortos’

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
 
Cidadão honorário brasileiro, o heptacampeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton afirmou em entrevista que o Grande Prêmio de São Paulo 2021 foi a corrida mais especial de sua carreira, e explicou os motivos que o fizeram levantar a bandeira do Brasil, imitando o gesto de Ayrton Senna, ao fim daquela etapa. 
 
 
“Fiquei muito orgulhoso de segurar essa bandeira no pódio. Eu assisti às notícias sobre a pandemia e vi histórias horríveis, senti muita dor por tantos que estavam ao redor do mundo perdendo alguém por causa do coronavírus. E o Brasil perdeu mais de meio milhão de pessoas ao longo da pandemia por causa da negligência de certos indivíduos”, relembrou o piloto.
No país, a COVID-19 já matou mais de 700 mil pessoas. Durante o auge da crise sanitária, em março de 2021, o Brasil registrava milhares de óbitos por dia. A postura do Governo Federal, na época sob o comando de Jair Bolsonaro (PL), foi muito criticada, pela demora na compra de vacinas, por ironias ao imunizante e por incentivar aglomerações. 
Lewis falou sobre a admiração por Senna e o momento em que decidiu parar o carro na pista para pegar a bandeira, tal qual o ídolo fazia. “Aquilo foi um sinal dizendo para todos no Brasil que eu reconheço vocês, eu aprecio vocês, aprecio Ayrton desde que eu era criança, e esperava levantar a nação de alguma forma, embora eu não fosse brasileiro, porque, agora, eu sou brasileiro”, completou o piloto sorrindo. 
O heptacampeão gravou um vídeo comemorativo em homenagem aos 10 anos como piloto da equipe alemã Mercedes e relembrou vários momentos marcantes dessa trajetória vitoriosa. Ao segurar a foto em que aparece carregando a bandeira brasileira após a vitória em Interlagos, há dois anos, Hamilton afirmou que “foi uma das minhas melhores corridas, sem dúvida, e provavelmente uma das mais especiais na minha carreira”.

Relembre o Grande Prêmio de São Paulo de 2021

O GP de São Paulo 2021, disputado em 14 de novembro, foi um dos primeiros eventos no Brasil depois do fim do distanciamento social e do aumento do número de pessoas imunizadas contra a COVID-19.
Com quase 200 mil pessoas reunidas, o Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, bateu recorde de público e voltou a receber uma etapa da Fórmula 1 após ficar fora do calendário em 2020, por conta da pandemia. 
Na pista, Lewis sagrou-se campeão após um fim de semana cheio de reviravoltas. Na corrida sprint daquela etapa, o britânico da Mercedes largou da 20ª posição e terminou em quinto lugar. Punido, largou do décimo lugar na corrida principal e venceu, após uma intensa disputa com a Red Bull de Max Verstappen.
 
Após a vitória, Hamilton levou o público ao delírio ao apanhar a bandeira do Brasil que dois marshalls carregavam e desfilou com ela pela pista – em referência a Ayrton Senna. O gesto, compartilhado no mundo inteiro, levou o piloto a receber o título de cidadão honorário brasileiro, durante sessão solene da Câmara dos Deputados em 7 de novembro de 2022, em razão da homenagem prestada ao país.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Franz Beckenbauer, ícone do futebol alemão, morre aos 78 anos

Um dos maiores ídolos do futebol alemão, Franz Beckenbauer, morreu aos 78 anos, conforme comunicado divulgado pela família nesta segunda-feira, 8. Segundo a nota, o ex-jogador do Bayern de Munique faleceu enquanto dormia no domingo, 7, cercado por seus entes queridos. A causa da morte ainda não foi revelada, mas Beckenbauer vinha enfrentando problemas de

Em corrida marcada por acidentes, Verstappen vence o GP do Brasil e bate recorde de pontos

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, neste domingo, 5. Lando Norris (McLaren) e o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) fecharam o pódio, em segundo a terceiro lugar, respectivamente. A corrida foi disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e foi marcada por acidentes. Na

Brasil encerra os Jogos Pan-Americanos com recorde de medalhas

O Brasil encerrou os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com recorde de medalhas conquistadas em uma edição. Foram 205 medalhas conquistadas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. O Pan deu vagas olímpicas em 21 esportes. O Brasil conseguiu vaga em diversas modalidades: handebol feminino (14 atletas), boxe (9), hipismo (6 – com