TAGS

Radiografia de tórax cheio de larvas viraliza; Entenda o que é cisticercose

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um exame de radiografia do tórax foi bastante comentado nas redes sociais nos últimos dias. A imagem surpreendeu os internautas, pois o tórax do paciente estava contaminado por larvas.

A radiografia foi publicada no Twitter pelo médico generalista Vitor Borin de Souza, residente no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu. Segundo o especialista, o exame apresentava um caso de cisticercose disseminada, em que as larvas do verme Taenia solium — também conhecida como solitária — se espalham pelo corpo.

O médico relatou que o paciente tinha tosses constantes há dois meses e solicitou o exame de raio-x.  Apesar da quantidade, o profissional apontou que as lesões por larvas já estavam calcificadas e não representavam riscos ao paciente.

homem corpo larvas
Reprodução/Twitter @vitorborin_

O que é a cisticercose?
 A cisticercose é uma doença que pode ser adquirida pela ingestão dos ovos do parasita Taenia solium, que podem estar presentes em água e alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas com teníase (doença causada pelo mesmo parasita já adulto, mas pela ingestão de carne de boi ou de porco mal cozidas e com cisticercos).

A má higienização das mãos também é outra forma de transmissão da cisticercose.

A doença é capaz de afetar os músculos, os tecidos do corpo, os olhos e o cérebro. Os sintomas da cisticercose variam dependendo do local onde o cisticerco está alojado. Se estiver no músculo, o paciente pode sentir inchaço, inflamação, caroços na pele e dificuldade em se movimentar.

Caso os cisticercos estejam localizados no cérebro (neurocisticercose), os sintomas são dor de cabeça frequente, confusão mental e convulsões. Já a cisticercose ocular pode levar o paciente à cegueira.

Tratamento da cisticercose

O tratamento da doença também varia de acordo com o quadro de saúde do paciente. O tratamento pode ser feito pelo uso de medicamentos antiparasitários ou cirurgia.

No caso do paciente da radiografia, por exemplo, o tratamento não foi indicado por se tratar de lesões já calcificadas. 

As manchinhas brancas nos músculos dessa pessoa são lesões por larvas de Taenia solium (ou tênia, um parasita). As larvas geram uma condição chamada CISTICERCOSE, e pode ser muito séria se houver lesões no sistema nervoso????

Bora lavar bem os vegetais? ????????https://t.co/4RSCGSE5cx

— Mellanie Fontes-Dutra, PhD (@mellziland) April 18, 2023

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Escassez de medicamentos e falta de farmacêuticos em unidades de Salvador são relatados pelo CRF-BA

O Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-Ba) relatou que as distribuidoras de medicamentos da cidade de Salvador têm passado por uma escassez de alguns remédios. A má condição de trabalho e a falta da contratação de farmacêuticos nas unidades de saúde também foram ponderadas pelo conselho. O relato da entidade chega após a Ouvidoria

Lúcio Vieira Lima reforça nome de Lúcia Rocha em Conquista e afasta ajuste por vaga no TCM; entenda

A eleição municipal em Vitória da Conquista pode ter algumas nuances. No grupo de oposição, que busca impedir mais um mandato da prefeita Sheila Lemos (União), nomes como o deputado federal Waldenor Pereira (PT) e a vereadora Lúcia Rocha (MDB) têm disputado espaço pela candidatura. Com isso, o presidente de honra do MDB, Lúcio Vieira

Jovem entra em estado vegetativo após caso de trombose; família busca recursos públicos e abre vaquinha

A jovem de 19 anos, Ana Júlia Barbosa, teve sua vida completamente modificada após um mal súbito que resultou em uma trombose com embolia pulmonar maciça pulmonar. Um ano depois do ocorrido, Ana, natural de Feira de Santana, se encontra em estado vegetativo e a família busca recursos para manter o home care.    Ao