Um dos mais ativos vulcões da Rússia entrou em erupção. E há imagens

Publicado:

O vulcão Shiveluch, um dos mais ativos da Rússia, entrou em erupção nesta terça-feira, deixando um rastro de cinzas em uma área de 108 mil quilômetros quadrados, de acordo com o Instituto Geofísico da Academia Russa de Ciências, citado pela agência de notícias Reuters.

Localizado na península russa de Kamchatka, a lava do vulcão derreteu a neve, causando fluxos de lama em uma rodovia próxima. As vilas próximas também foram cobertas por cinzas, com uma profundidade de até 8,5 centímetros. Um alerta vermelho para a aviação foi emitido devido à altura da nuvem de cinzas, que atingiu 20 quilômetros.

“O vulcão estava se preparando para isso há pelo menos um ano… e o processo ainda está em andamento, embora tenha se acalmado um pouco agora”, disse Danila Chebrov, diretora do Instituto Geofísico de Kamchatka. Ela também acrescentou que a lava não deve alcançar as vilas próximas.

Algumas escolas na península foram fechadas e os moradores foram aconselhados a ficar em casa. “Com o que acabei de ver com meus próprios olhos, será impossível para as crianças irem à escola e, em geral, a presença de crianças aqui é questionável”, afirmou Oleg Bondarenko, chefe da região municipal de Ust-Kamchatsky, na plataforma Telegram.

O vulcão Shiveluch teve cerca de 60 erupções substanciais nos últimos 10.000 anos, sendo a última grande erupção registrada em 2007.

Veja o vídeo da coluna de cinzas na galeria acima.

Leia Também: Fala de Macron sobre risco de Europa ser ‘vassala’ de EUA e China gera controvérsia

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Otan condena ciberataques russos e promete resposta coordenada com aliados

A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) proclamou, em um comunicado recente, uma forte condenação às atividades cibernéticas maliciosas da Rússia, que...

Disparos israelenses em centro de distribuição em Gaza deixam mais de 80 mortos

No coração de Gaza, uma tragédia se desenrolou neste domingo, 20 de julho de 2025, deixando um rastro de dor e desespero. Disparos...

Bitcoin supera US$ 123 mil e bate mais um recorde

O Bitcoin atingiu um novo marco, alcançando US$ 123.205, um crescimento impulsionado pela nova regulamentação nos Estados Unidos que valida as stablecoins atreladas...