Um dos mais ativos vulcões da Rússia entrou em erupção. E há imagens

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O vulcão Shiveluch, um dos mais ativos da Rússia, entrou em erupção nesta terça-feira, deixando um rastro de cinzas em uma área de 108 mil quilômetros quadrados, de acordo com o Instituto Geofísico da Academia Russa de Ciências, citado pela agência de notícias Reuters.

Localizado na península russa de Kamchatka, a lava do vulcão derreteu a neve, causando fluxos de lama em uma rodovia próxima. As vilas próximas também foram cobertas por cinzas, com uma profundidade de até 8,5 centímetros. Um alerta vermelho para a aviação foi emitido devido à altura da nuvem de cinzas, que atingiu 20 quilômetros.

“O vulcão estava se preparando para isso há pelo menos um ano… e o processo ainda está em andamento, embora tenha se acalmado um pouco agora”, disse Danila Chebrov, diretora do Instituto Geofísico de Kamchatka. Ela também acrescentou que a lava não deve alcançar as vilas próximas.

Algumas escolas na península foram fechadas e os moradores foram aconselhados a ficar em casa. “Com o que acabei de ver com meus próprios olhos, será impossível para as crianças irem à escola e, em geral, a presença de crianças aqui é questionável”, afirmou Oleg Bondarenko, chefe da região municipal de Ust-Kamchatsky, na plataforma Telegram.

O vulcão Shiveluch teve cerca de 60 erupções substanciais nos últimos 10.000 anos, sendo a última grande erupção registrada em 2007.

Veja o vídeo da coluna de cinzas na galeria acima.

Leia Também: Fala de Macron sobre risco de Europa ser ‘vassala’ de EUA e China gera controvérsia

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Acidente de ônibus no Peru deixa ao menos 25 mortos e 13 feridos

Um acidente de ônibus na região de Cajamarca, no Peru, resultou na morte de pelo menos 25 pessoas e deixou outras 13 feridas. O ônibus, que fazia o trajeto de Celendín para Sorochuco, capotou e caiu de uma ravina num rio. As autoridades locais estão ainda reunindo informações sobre o acidente, que ocorreu à noite

Adolescente de 14 anos é morto a facadas em Londres

Um adolescente de 14 anos morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas, incluindo dois policiais, após um homem atacar pedestres com uma espada no leste de Londres nesta terça-feira (30). Segundo a polícia, o homem de 36 anos foi preso e não há indícios de que o ataque tenha sido motivado por ato terrorista. Conforme

Javier Milei consegue vitória importante na Câmara argentina com aprovação da Lei Ônibus

A Câmara dos Deputados da Argentina aprovou nesta terça-feira (30), por 142 votos a 106, com 5 abstenções, a Lei Ônibus. Agora, o texto será votado por capítulos. O presidente Javier Milei e seu porta-voz, Manuel Adorni, comemoraram a vitória nas redes sociais. Esta foi a segunda tentativa do governo de aprovar a lei, que