‘Registre-se’: projeto é voltado para emissão de certidões de nascimento, explica corregedor-geral 

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

 

Até sexta-feira (12), o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Corregedoria Geral da Justiça (CGJ), participa do programa “Registre-se”, de iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Em Salvador, o atendimento ocorre na Praça Marechal Deodoro, no bairro do Comércio, das 8h às 14h. 

 

Em entrevista ao Bahia Notícias no Ar, na Salvador FM 92,3, apresentado por Mauricio Leiro e Rebeca Menezes, nesta terça-feira (9), o corregedor-geral José Rotondano explicou que o projeto não é destinado ao público em geral. “O projeto é voltado especialmente às pessoas vulneráveis, pessoas que estão em situação de risco e não para a população de um modo geral”, pontuou. 

 

Além disso, Rotondano destacou que o objetivo do “Registre-se” é garantir a emissão da certidão de nascimento e não do RG (carteira de identidade). “O foco não é o RG, e sim a certidão de nascimento, o primeiro registro”, frisou. “Eu peço e digo a vocês que tiverem um conhecido que não tenha a sua certidão de nascimento, que não tenha o seu documento primeiro, que indique ir à praça e lá nós vamos registrar essa pessoa. Como consequência do registro você obtém seu RG, uma carteira de trabalho”, indicou. 

 

O atendimento é gratuito e por ordem de chegada, e é necessário apenas levar algum documento comprobatório antigo ou vencido para a emissão da 2ª via pelas autoridades presentes. O projeto está sendo executado no mesmo modelo junto aos registradores locais e demais instituições parceiras. 

 

Ao assegurar a emissão da certidão de nascimento, o corregedor-geral do TJ-BA ressalta que as pessoas em situação de vulnerabilidade social poderão ter acesso a benefícios sociais. Com esse intuito, o tribunal baiano conta com o apoio dos governos municipal e estadual. 

 

“Se aparecer uma pessoa vulnerável que não tem a sua certidão, ela ali sai com a sua certidão e sua carteira de identidade, e já vai se inscrever nos projetos sociais para que possa ter esses benefícios previdenciários, possa ter o Bolsa Família, dentre tantos outros benefícios que são destinados à população”, destacou. 

 

A Semana Nacional do Registro Civil integra o Programa de Enfrentamento ao Sub-registro Civil e de Ampliação ao Acesso à Documentação Básica por Pessoas Vulneráveis do CNJ, instituída pelo Provimento nº 140 de 2023. 

 

A nível local, os parceiros da ação incluem o Ministério Público da Bahia (MP-BA),; a Defensoria Pública do Estado (DP-BA), a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE), Comitê Gestor Estadual do Plano Social Registro Civil de Nascimento e Documentação Básica (RCN-BA), órgão integrante da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); o Instituto de Identificação Pedro Melo (IIPM/BA), Secretaria de Administração do Estado (SAEB), e a Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado da Bahia (ARPEN-BA).

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Funcionários de provedores de internet fazem protesto na Paralela por morte de três no Alto do Cabrito

Funcionários de provedores de internet estão protestando na Avenida Paralela, na manhã desta quarta-feira (17), pela morte de três trabalhadores da categoria no...

Lula sindicalista sancionaria o PL da Dosimetria, diz relator

Senado analisa PL da Dosimetria: Lula, vetos e mudanças em debate O...

Operação conjunta prende foragido de Minas e apreende um quilo de cocaína em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas: Um homem foragido da Justiça de Minas Gerais foi preso na tarde desta terça-feira (16) durante uma operação que resultou...