Nova superintendente Regional do Trabalho é empossada pelo ministro Marinho

Publicado:

Em auditório lotado com presença massiva de autoridades e do movimento sindical, a advogada trabalhista Fátima Freire foi empossada como superintendente Regional do Trabalho na Bahia, nesta quinta-feira (11), pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. 

 

Em seu discurso, Fátima destacou o rebaixamento de status do Ministério do Trabalho no último governo federal, que teve como consequência o sucateamento das instituições que orientam e protegem o trabalhador. “Assumo esta Superintendência após um ciclo de desvalorização na situação do trabalho e do papel das relações sindicais nos últimos seis anos, aumentando substancialmente a vulnerabilidade social daqueles que mais precisam”, lamentou.

 

Foto: Divulgação

 

A superintendente também detalhou seus planos à frente do órgão. “Vamos intensificar o combate ao trabalho análogo à escravidão, ao trabalho infantil e a qualquer ambiente inseguro de trabalho. Vamos ainda buscar mais protagonismo na mediação de conflitos, com negociações coletivas justas e inclusivas”, disse. “A Superintendência vai ser a casa do trabalhador, onde as associações empresariais serão acolhidas e respeitadas”, concluiu.

 

O ministro Luiz Marinho comentou o grande desafio de reorganizar as relações de trabalho no país. “Precisaremos rever vários pontos da legislação trabalhista, como a jornada de trabalho e uma regulamentação do trabalho por aplicativos. Para isso teremos que contar com muita mobilização dos trabalhadores e da liderança do presidente Lula para sensibilizar o Congresso Nacional”, definiu. 

 

Estiveram presentes os secretários estaduais de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte  Davidson Magalhães, de Políticas para Mulheres Elisângela Araújo e de Promoção da Igualdade Racial Ângela Guimarães; os deputados federais Daniel Almeida, Alice Portugal, Lídice da Mata e Jandira Feghali; o deputado estadual Fabrício Falcão;  e os vereadores de Salvador Hélio Ferreira e Sílvio Humberto. 

 

Também marcaram presença representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), todas as centrais sindicais em atuação na Bahia e diversos sindicatos e associações profissionais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Projeto aprovado na Câmara muda legislação para garantir mamografia no SUS a mulheres a partir dos 40 anos

Nesta terça-feira (28), a Câmara aprovou por unanimidade um projeto de lei que assegura a realização anual do exame de mamografia para mulheres...

“Maior chacina do RJ”, diz presidente dos Direitos Humanos da Câmara

Na última terça-feira, 28 de outubro, o deputado Reimont (PT-RJ), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, descreveu a operação policial no...

CNJ lança manual para fortalecer acesso de povos indígenas à Justiça

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está promovendo um avanço significativo no acesso à Justiça para povos indígenas ao lançar o Manual de...