Fungos e ovos de parasitas são encontrados em molho de tomate da Fugini

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

fugine

Fungos e ovos de parasita foram encontrados em amostras de molho de tomate da marca Fugini em uma perícia do Instituto-Geral de Perícias (IGP) concluída nesta terça (16). O instituto recolheu amostras do produto após relatados de consumidores da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Os produtos Fugini chegaram a ser proibidos por falta de higiene pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas a decisão foi suspensa em abril. A empresa chegou a admitir que usou ingredientes vencidos na produção de maionese e, por esse motivo, faria o recall (recolhimento) dos itens impróprios para consumo.

A empresa informou ao g1 que “não teve acesso a qualquer laudo relacionado ao procedimento noticiado”. O inquérito da Polícia Civil sobre o caso deve ser concluído no final do mês. 

“O resultado comprova que esses molhos estavam efetivamente contaminados por fungos e ovos de parasita, e, neste sentido, a resposta do IGP (…) é de que os alimentos contaminados não são adequados [para o consumo humano], porque podem estar associados a bactérias e produzir toxinas que são prejudiciais à saúde”, explica a delegada Jeiselaure de Souza.

No total, três amostras, de mercados, lotes e apresentações diferentes, foram analisadas. “E todas elas têm a mesma análise para fungos e ovos de parasita”, conclui a delegada. 
 

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...