Justiça suspende nomeação de Jorge Viana na Apex após ação movida por Flávio Bolsonaro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça Federal da 1ª Região suspendeu a nomeação do ex-governador do Acre, o senador Jorge Ney Viana (PT-AC), para a presidência da Agência de Promoção de Exportações do Brasil (APEX-Brasil). A ação para a suspensão foi movida pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que questionou as “condições regulamentares” para a nomeação do ex-governador.

 

“O atual Presidente da Apex-Brasil não preenche o requisito fundamental de fluência no idioma inglês, nível avançado, para ocupar o cargo que indevidamente assumiu. A falta de competência para o cargo restou praticamente confessada na exata medida em que – assim que assumiu posição de comando na APEX-Brasil – sua primeira providência foi tratar de alterar as exigências do próprio cargo que ocupa, tentando viabilizar a posteriori a supressão do requisito que não o detinha para a posse no cargo”, diz a ação.

 

LEIA TAMBÉM:

Sem domínio do inglês, Jorge Viana muda estatuto da Apex para ficar na presidência do órgão

 

Na decisão, a juíza Diana Wanderlei, da 5ª Vara Federal, liberou que Viana comprove em até 45 dias a proficiência em língua inglesa, assim, podendo ser mantido no cargo. Caso o ex-governador não entregue a documentação que comprove a fluência dentro do prazo, o seu afastamento na presidência da Apex-Brasil é imediato.

 

“A produção da prova, a declaração do seu conteúdo, poderá ser produzida em até 45 dias, a partir do dia útil seguinte a data desta decisão. Prazo corrido. Ou seja, até o dia 06/07/2023 devem ser trazidos aos autos tais elementos de prova para fins de análise da convalidação. A data da declaração e o conteúdo podem ser de atestação de fato até 06/07/2023”, afirmou a decisão.

 

Jorge Viana foi nomeado para a presidência da Apex-Brasil em janeiro, pouco após o início do governo Lula. Ele foi governador do Acre por dois mandatos entre 1999 e 2006, sendo eleito senador em 2011.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bebê de 2 meses ameaçada pela mãe com faca é salva pela polícia no DF

Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), por meio do Grupo Tático Operacional do 21º Batalhão (GTOP 41), resgatou um bebê de apenas 2...

Odontologia Legal identifica três vítimas carbonizadas do acidente com 11 mortos na BR-101, em Mucuri

Irene Bermond Salezze, Olívio Salezze Júnior e Augusto Salezze Neto foram identificados pela Odontologia Legal do Departamento de Polícia Técnica (DPT) por meio...

Polícia Militar apreende drogas e balança de precisão em Teixeira de Freitas

Teixeira de Freitas, BA - A Polícia Militar apreendeu drogas no final da noite de sábado (28), por volta das 23h30, na Rua...