AL-BA aprova projeto que proíbe uso das pistolas de água por blocos no carnaval

Publicado:

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou nesta quarta – feira (24), o Projeto de Lei 24.746/2023 que proíbe o uso de pistolas de água e congêneres, durante o carnaval e festas de rua na Bahia. O projeto apresentado pela deputada estadual, Olívia Santana (PCdoB), foi aprovado por unanimidade entre as bancadas da assembleia. 

 

O projeto de Lei prevê que agremiações e blocos carnavalescos adotem meios de impedir que foliões utilizem “armas de água” em outras pessoas, além de campanhas educativas e adoção de penalidade aos foliões infratores. 

 

Em entrevista ao Bahia Notícias, a deputada explicou que o projeto vai garantir uma maior segurança e liberdade para as mulheres durante o carnaval. 

 

” As mulheres e pessoas LBTQUIA+ vão poder circular pelo carnaval da Bahia sem o risco de ser molestadas. Tem mulheres que mudam de caminho pois sabiam que poderiam ser alvejadas. Isso não tem sentido, é até uma questão civilizatória, você garantir que as pessoas possam transitar sem serem molestadas. É algo que para quem pratica é brincadeira, mas quem recebe é humilhação e não dava mais pra compactuar com isso”, observou Santana. 

 

A emenda foi apresentada no dia 24 de fevereiro, após um caso de agressão contra uma mulher durante a passagem do bloco ‘As Muquiranas’, no carnaval deste ano, no circuito Osmar ( Campo Grande) 

 

O projeto será encaminhado para sanção do governador, Jerônimo Rodrigues.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suspeito de homicídio é preso na Avenida Paralela, em Salvador

Na última quinta-feira (6), a Polícia Civil da Bahia prendeu um homem de 49 anos, suspeito de homicídio. A prisão foi efetivada pela...

Com presença de artistas nacionais, festival unirá música, esporte e bem-estar em Caraíva

O distrito de Caraíva, em Porto Seguro, se prepara para receber o Caraíva Weekend. Este evento, que acontece de 20 a...

Chuva de granizo surpreende moradores de cidade baiana; casas são destelhadas e muros desabam

Moradores de Itambé, na região do Médio Sudoeste, enfrentaram uma situação inesperada na tarde de quinta-feira (6). Uma forte chuva de granizo, acompanhada...