Justiça cassa vereadores do interior baiano por fraude à cota de gênero nas eleições 2020

Publicado:

Quatro vereadores do União Brasil (UB) de Monte Santo, na região sisaleira, tiveram os mandatos cassados pelo juiz da 50ª Zona Eleitoral baiana. A decisão acatou pedido da Promotoria Eleitoral do Estado que acusou fraude na cota de gênero no partido nas eleições de 2020.

 

Com isso, ficam com os mandados cassados os legisladores Rosilange, Carlinhos Auto Peças, Paulina e Cleber do Rege. Na decisão do juiz eleitoral Manassés Xavier dos Santos, o magistrado considerou fictícia a candidatura de Anilândia Silva de Andrade Souza, conhecida como Ana da BG.

 

A mulher, que é professora, não fez campanha eleitoral, não teve nenhum voto, não fez nenhum gasto eleitoral, nem recebeu recursos no mesmo pleito eleitoral. A então candidata ainda teria feito campanha para o irmão, também do mesmo partido, que não foi eleito, identificado como Berlândio Silva de Andrade, o Berg da BG.

 

Pela Lei Eleitoral, cada partido deve apresentar pelo menos 30% de candidatas mulheres. Na mesma decisão, o juiz declarou a inegiblidade por oito anos dos irmãos Anilândia e Berlândio. Ainda cabe recurso à decisão.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA aciona Coelba e Crefaz por cobrança indevida de empréstimos em faturas de energia

O Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) entrou com uma ação civil pública contra a Coelba Neoenergia e a Crefaz Financiamentos e...

VÍDEO: Pastor e de direita, deputado Otoni de Paula acusa Cláudio Castro de execução após morte de jovens da igreja

O deputado federal e pastor Otoni de Paula (MDB-RJ) fez uma declaração contundente contra a megaoperação da...

Venda de “sementes da noia” faz agrônomos da erva pegarem pena pesada

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) encerrou uma das maiores operações contra o tráfico de drogas de alta tecnologia no Brasil. Conhecido...