Liminar do STF suspende eleição da Mesa Diretora da Assembleia de Tocantins

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli suspendeu a eleição, ocorrida em fevereiro de 2023, da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Tocantins para o biênio de 2025 e 2026.

Toffoli expediu, nesta quinta-feira (25/5), a liminar requerida pelo PSB. O partido acionou a Suprema Corte após os deputados estaduais elegerem, de uma só vez, duas Mesas Diretoras: uma para o biênio de 2023 e 2024 e outra para os dois anos seguintes da legislatura. A eleição ocorreu em 1 de fevereiro de 2023.

Toffoli considerou que “a Mesa Diretora do segundo biênio eleita no início da legislatura pode não vir a refletir as forças políticas majoritárias presentes no início do respectivo mandato, o que vulnera o ideal representativo”.

Além de derrubar a eleição, o magistrado suspendeu a eficácia da expressão “para os dois biênios subsequentes”, inserida na Constituição do Estado de
Tocantins por meio da Emenda Constitucional 48/2022.

Advogado do PSB, Rafael Carneiro disse que “a liminar concedida pelo ministro Dias Toffoli reconhece que as eleições para a Mesa Diretora do Poder Legislativo precisam ser contemporâneas ao início da gestão”.

“Em respeito ao princípio democrático, os procedimentos eleitorais devem refletir o sentimento e conjunturas atuais da Casa Legislativa. Antecipar as eleições em dois anos incentivaria, na prática, a perpetuação de um mesmo grupo político no poder, e enfraqueceria a capacidade dos parlamentares e da população de exercer o controle e a fiscalização sobre os membros da Mesa Diretora”, pontuou.

O deputado estadual Amélio Cayres (Republicanos) é o atual presidente da Assembleia Estadual de Tocantins. Ele permanece no cargo.

O que cai com a liminar de Toffoli é a eleição de Leo Barbosa (Republicanos) para o segundo biênio da atual legislatura. Ele assumiria o cargo de 2025 a 2026. Leo Barbosa é filho do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos).

The post Liminar do STF suspende eleição da Mesa Diretora da Assembleia de Tocantins first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Técnico espanhol é citado como sócio em empresa que recebeu R$ 468 milhões do Banco Master

Um treinador espanhol que comanda o NorthEast United, da Liga Indiana, passou a figurar como sócio de uma empresa envolvida em...

Vitória garante lucro com venda de Lucas Esteves ao futebol mexicano; entenda

O lateral-esquerdo Lucas Esteves, que defendeu o Vitória na temporada de 2024, foi vendido pelo Grêmio ao Atlético San Luis, do México, em...

Dorival critica calendário após derrota para o Bragantino: “Preparação não foi ideal”

O técnico Dorival Júnior foi apresentado no Corinthians com um tom realista: o time encara um início de ciclo sob pressão após a...