Juíza de segundo grau é convocada para substituir desembargadora alvo da Faroeste em colegiado do TJ-BA

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Juíza substituta de segundo grau, Marta Moreira Santana foi convocada pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para substituir a desembargadora aposentada Maria da Graça Osório Pimentel Leal na 5ª Câmara Cível, até ulterior deliberação. O decreto judiciário, assinado pelo presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco, foi publicado no Diário Eletrônico de Justiça desta sexta-feira (26). 

 

Maria da Graça Osório Pimentel Leal é um dos alvos da Operação Faroeste. Ela foi aposentada compulsoriamente por idade pelo TJ-BA este mês. A desembargadora está afastada de suas funções desde 2019. A magistrada é acusada de integrar um esquema de venda de sentenças relacionado a 365 mil hectares – terreno avaliado em mais de R$ 1 bilhão, em valores atualizados – no Oeste da Bahia. O MPF aponta que as decisões judiciais favoreciam um grupo de grileiros de propriedades liderado pelo empresário Adailton Maturino.

 

A convocação da juíza Marta Moreira Santana também leva em consideração a transferência do desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva da 5ª Câmara Cível para a 2ª Câmara Criminal – 1ª Turma. 

 

ABERTURA DE EDITAL

O preenchimento definitivo da vafa na 5ª Câmara Cível será pelo critério de merecimento, como consta em edital publicado hoje. Os juízes de entrância final terão de 30 de maio a 13 de junho para se inscreverem para acesso ao cargo de desembargador, devido a aposentadoria de Maria da Graça Osório Pimentel Leal.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Onde guardar dinheiro

Uma imagem relacionada à Operação Galho Fraco mostra dinheiro apreendido, ilustrando a discussão sobre guardar dinheiro vivo em casa. ...

Quem é o sem-teto de SP que coleciona livros e tem mania de limpeza

No centro de São Paulo, um morador de rua chama atenção pela forma como transforma o que não tem fim em casa. Rabelo...

Governo federal quer desapropriar fazenda no DF para reforma agrária

O governo federal declarou um terreno de 116 hectares em Brazlândia (DF) como área de interesse do serviço público para Reforma Agrária. O...