Justiça Eleitoral cassa mandato de Marcelo Crivella e o torna inelegível

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato do Deputado Marcelo Crivella (Republicanos) e a aplicação de uma multa de R$ 433 mil.

 

O ex-prefeito do Rio de Janeiro é acusado de montar um esquema em 2020, para impedir reportagens sobre a saúde no Rio, o caso ficou conhecido como “Guardiões do Crivella”.

 

A juíza, Márcia Santos Capanema de Souza, também determinou que ele fique inelegível nos oito anos subsequentes à eleição de 2020. 

 

A decisão é resultado de ação ajuizada pela coligação “É a vez do povo!” (PT e PCdoB), feita em 2020. Na ação, o ex-prefeito  é acusado de “prática de abuso de poder de autoridade e conduta vedada a agente público em campanhas eleitorais, com base na Constituição”.

 

A acusação é que Crivella montou um esquema para “monitorar e impedir a interlocução de cidadãos com profissionais de imprensa” com a intenção de barrar informações sobre o sistema de saúde. Para atingir esse objetivo, ele usou servidores públicos e municipais, que ficaram conhecidos como “Guardiões do Crivella”.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1ª Turma do STF faz balanço dos julgamentos sobre atos antidemocráticos

A Primeira Turma do STF encerrou, nesta terça-feira (16), o ciclo de julgamentos do ano sobre os atos antidemocráticos de 8 de janeiro...

Relatório do PL da Dosimetria beneficia só envolvidos no 8 de Janeiro

Esperidião Amin, relator do Projeto de Lei n° 2.162, divulgou o parecer nesta quarta-feira (17/12) propondo restrições aos efeitos da proposta de redução...

Advogado morre em confronto com a polícia no Recife após reagir a mandado de busca

O advogado Fernando Ribeiro da Costa, 55 anos, morreu na tarde desta terça-feira (16), após confronto com forças policiais no bairro de Santo...