Justiça Eleitoral cassa mandato do deputado Marcelo Crivella

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A juíza Márcia Santos Capanema de Souza, da 23ª Zona Eleitoral do Rio de Janeiro, decretou a cassação do mandato do deputado federal Marcelo Crivella e sua inelegibilidade até 2028, por abuso de poder político em 2020. Na época, Crivella era prefeito do Rio e buscava a reeleição. 

A Justiça considerou que ele abusou de seu poder político ao usar servidores públicos municipais para impedir o trabalho de jornalistas que cobriam a situação dos serviços de saúde municipais durante a pandemia de covid-19. 

Segundo a juíza, o emprego desses servidores violou o direito dos cidadãos à informação e liberdade de imprensa “tendo em vista o interesse de evitar a repercussão negativa daquelas informações sobre a candidatura à reeleição” do então candidato. 

Em suas redes sociais, Crivella publicou uma nota divulgada pelo seu partido, o Republicanos. Na nota, o partido diz que a decisão, de 8 de maio, não tem efeito imediato e que, portanto, Crivella continua deputado federal. 

O Republicanos afirma, ainda, que a cassação do mandato de um deputado federal não cabe a uma juíza eleitoral de primeira instância que, segundo o partido, “não possui competência legal para isso, sobretudo, porque os fatos, objeto do processo, se referem ao pleito de 2020”. 

O partido se disse confiante de que os recursos já apresentados ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) serão “devidamente analisados, considerando as instâncias adequadas do processo”.

Leia Também: Greve parcial de ônibus afeta passageiros na cidade de São Paulo

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Motta limpa a pauta e deve se reaproximar de Lula de olho em 2026

Com a aprovação da pauta econômica prioritária e a ausência de urgências legislativas imediatas, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva encerra...

Metrópoles Run: assista à corrida ao vivo no YouTube

Neste domingo (21/12), o Eixão Norte sedia mais uma edição do Metrópoles Endurance, com o Metrópoles Run reunindo provas de 5 km, 10...

PCC usava grupos no zap para monitorar polícia e fazer “rifa do crime”

Resumo para SEO: investigações da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), no âmbito da Operação Mosaico, apontam que o PCC estruturou...