Daniela Borges, presidente da OAB-BA, está na disputa para ser indicada como ministra substituta do TSE

Publicado:

A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA), Daniela Borges, foi eleita nesta quarta-feira (31) pelos ministros do Supremo Tribunal Federal para a lista tríplice que será enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem cabe decidir o nome que irá preencher uma vaga de ministro substituto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A baiana Daniela Borges compõe a lista tríplice junto com as advogadas Edilêne Lobo e Marilda Silveira.

 

A vaga de ministro substituto foi aberta nesta quarta (30), por conta da posse do então ministro substituto, André Tavares, como ministro efetivo da Corte. A lista com os nomes das três advogadas foi selecionada pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e referendada integralmente pelos ministros do STF. 

 

Advogada há mais de 20 anos, Daniela Borges, que também é professora na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e na Faculdade Baiana de Direito, foi eleita em dia 24 de novembro de 2021 para presidir a Seção OAB na Bahia. Daniela foi a primeira advogada eleita para a OAB-BA nos 90 anos de existência da entidade, e tem na defesa dos direitos das mulheres e das advogadas um dos seus ideais de vida.

 

A presidente da OAB-BA está na disputa contra duas advogadas defendidas por lideranças do PT. Marilda Silveira é ligada ao ministro da Justiça, Flávio Dino, e Edilene Lôbo já advogou para o PT, e tem apoio de setores do partido. Marilda Silveira e Edilene Lôbo são oriundas de Minas Gerais. 

 

Daniela também concorreu à vaga de ministra titular do TSE, porém acabou preterida pelo presidente Lula, que nomeou Floriano de Azevedo Marques Neto e André Ramos Tavares para a Corte eleitoral.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Detran-BA instaura série de processos disciplinares por indícios de fraudes em exames e documentos de habilitação

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) anunciou a abertura de processos administrativos disciplinares (PAD) para investigar possíveis fraudes em exames e...

Polícia procura pai acusado de tentar matar filho em Itapetinga

Um homem está sendo procurado em Itapetinga, no Médio Sudoeste, por tentar assassinar o filho de 14 anos. A tentativa de homicídio aconteceu...

Após 110 demissões, Prefeitura de Guanambi lança edital de R$ 56 milhões para contratação terceirizada

A Prefeitura de Guanambi, localizada no sudoeste da Bahia, anunciou na última terça-feira (28) um edital para contratar uma empresa de forma terceirizada,...