Alemão: Borussia vence, ultrapassa o Bayern e pode ser campeão após 11 anos

Publicado:

O Borussia venceu o Augsburg por 3 a 0, fora de casa, em jogo válido pela 33ª rodada do Campeonato Alemão e assumiu a liderança da competição restando apenas um jogo para o fim do campeonato. Brigando contra o relógio, os visitantes tinham um homem a mais desde o primeiro tempo, quando o zagueiro Uduokhai foi expulso. O atacante Haller marcou duas vezes gol que pode dar o título ao Dortmund depois de 11 anos.
Para a última rodada, a diferença para o Bayern, segundo colocado, é de apenas dois pontos. Com 68 pontos, o time da capital Munique precisa vencer o embalado Colônia, em casa, e torcer por uma derrota dos atuais líderes contra o Mainz. O Dortmund precisa apenas de um empate para garantir o título.
 
Já o Augsburg caiu para 14ª posição com a derrota, com os mesmos 34 pontos. Agora o time tem apenas três pontos de diferença para o Schalke 04, primeiro dentro da zona de rebaixamento com 31.

FICHA TÉCNICA

AUGSBURG 0 x 3 BORUSSIA DORTMUND

Data do jogo: 21 de maio de 2023, domingo
Horário: 12h30 (de Brasília)
Duração: 96 minutos (48 + 48)
Local: Estádio WWK Arena, em Augsburgo, na Alemanha
Competição: Campeonato Alemão, 33ª rodada
Árbitro: Tobias Welz (Alemanha)
Assistentes: Martin Thomsen e Jonas Weickenmeier (Ambos da Alemanha)
VAR: Tobias Stieler
Cartões amarelos: Beljo, Gouweleeuw e Demirovic (Augsburg); Emre Can, Adeyemi e Wolf (Borussia)
Cartões vermelhos: Felix Uduokhai, aos 38/1ºT (Augsburg)
Gols: Haller, aos 13/2ºT (1-0), Haller, aos 38/2ºT (2-0), Bandt, aos 48/2ºT (3-0)
Augsburg: Koubek; Pedersen (David Colina, no intervalo), Gouweleeuw, Uduokhai e Renato Veiga. Arne Maier, Niklas Dorsch e Rexhbecaj (Irvin Cardona, aos 17/2ºT); Kelvin Yeboah (Maximilian Bauer, aos 40/1ºT), Demirovic e Beljo (Mergim Berisha, aos 17/2ºT). Técnico: Enrico Maassen..
Borussia: Kobel; Wolf, Süle, Hummels e Ryerson; Malen, Emre Can, Brandt, Adeyemi e Rafael Guerreiro; Haller. Técnico: Edin Terzic.

Augsburg vs Borussia Dortmund: gols e lances importantes

 O jogo contra o Augsburg, deste domingo (21) era, com certeza, o mais importante da última década para o Borussia. O time precisava vencer fora de casa para assumir a liderança, restando apenas um jogo para o fim da Bundesliga, e quebrar uma incrível sequência de 10 títulos seguidos do rival Bayern de Munique.

 

 O último título do Borussia foi 11 anos atrás, na temporada 2011/12. De lá para cá, o time viu os rivais da capital dominarem completamente o futebol alemão. Essa, sem dúvidas, era a melhor oportunidade que o Borussia teve nos últimos anos de quebrar essa hegemonia.

 

O time começou em cima e dominou todo o jogo. Poucas vezes os donos da casa criaram algum perigo para a meta do goleiro suíço Kobel, do Borussia. A coisa ficou ainda mais complicada para o Augsburg quando o zagueiro Felix Uduokhai foi expulso ainda no primeiro tempo.

 

Mas, embora tivesse a vantagem numérica boa parte do jogo, o gol demorou para acontecer. O time brigava contra o relógio e contra a ansiedade, que impedia os jogadores de tomarem as melhores decisões. As duas bolas na trave ainda deixaram os torcedores do Dortmund aflitos antes do placar ser aberto.

 

Sébastien Haller: a superação e o gol mais importante da década 

 

O jogo dava sinais que seria dramático até o fim. Embora estivesse com um homem a menos, o Augsburg conseguia se segurar e garantir o empate que poderia livrar de vez o time do fantasma do rebaixamento. Até que o atacante Sébastien Haller fez aquele que pode ter sido o gol mais importante da década para o Borussia e, sem dúvidas, o gol mais importante da sua carreira.

 

Em 2022, Haller precisou ficar afastado das atividades do futebol por seis meses enquanto se recuperava de um tumor no testículo e quase teve a sua carreira interrompida. Retornou aos gramados em janeiro deste ano para fazer o gol que pode tirar o Borussia da fila depois de 11 anos. Ele aproveitou a bobeira da zaga do Augsburg e bateu cruzado para fazer 1 a 0.

 

O gol tirou um peso das costas dos jogadores do Borussia, que passaram a jogar mais soltos, com mais tranquilidade. Era o que o time precisava para deslanchar de vez na partida. E a pressão deu resultado. Haller aproveitou o rebote do chute de Marco Reus e fez o segundo dele no jogo. 2 a 0

 

Nas costas, o Augsburg pouco conseguia fazer. E antes do fim do jogo ainda deu tempo do meia Brandt fazer mais um e fechar o placar em 3 a 0.

 

image

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Neymar: saiba como e o que aconteceu em confusão durante Tardezinha

Com o futebol europeu de férias, Neymar passou o domingo (2) em Niterói, no Rio de Janeiro, junto com a namorada Bruna Biancardi. O casal compareceu...

Time de Ronaldo Fenômeno troca a Adidas por fornecedora italiana

  Além do movimentado mercado de transferências, a janela do meio do ano também marca mudanças na área de marketing dos clubes europeus. Foi o...

Marcos Leonardo se anima com projeto da Lazio, e Santos impõe condições

Depois de acertar a venda de Angelo ao Chelsea (ING), o Santos conversa com a Lazio (ITA) para negociar Marcos Leonardo. O interesse do clube italiano...