Cientistas detectam pela 1ª vez estrela ‘engolindo’ planeta

Em algum momento, tudo no Universo chega ao fim, inclusive as estrelas, incluindo nosso Sol, que eventualmente expandem e “engolem” tudo o que está próximo. Esse processo também está reservado para o nosso planeta. Os cientistas já viram estrelas antes e depois de consumirem planetas, mas pela primeira vez, foi possível observar uma estrela consumindo um planeta vizinho. O processo foi detalhado em um estudo compartilhado na revista científica Nature, com a participação de cientistas do MIT, Harvard e Caltech.

A estrela em questão, localizada a cerca de 12 mil anos-luz, tornou-se quase cem vezes mais brilhante do que o normal ao longo de dez dias. Esse brilho desapareceu lentamente, com os pesquisadores acreditando que o fenômeno esteja relacionado com a consumação de um planeta com tamanho semelhante ao de Júpiter.

“Estamos vendo o futuro da Terra”, escreve um dos cientistas responsáveis pelo estudo.