Dia de Campo em Ibirapuã discute potencialidades da citricultura e do fortalecimento da agricultura familiar

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) marcou presença em um Dia de Campo no município de Ibirapuã. Na atividade, foram discutidas as potencialidades da citricultura no Sul da Bahia e Norte do Espírito Santo. O evento foi realizado pela Embrapa Mandioca e Fruticultura, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e a empresa Bello Fruit.

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, observou que o dia foi de conhecimentos e aprendizados que serão aplicados em políticas públicas que potencializem o desenvolvimento da citricultura no segmento da agricultura familiar. “Nosso papel é absorver informações e transferir elas para a nossa agricultura familiar da Bahia. O estado lidera o número de agricultores familiares, quase 600 mil estabelecimentos rurais, e tem investimentos, ao longo desses últimos oito anos, que superam R$ 3,5 bilhões. Queremos aprender aqui e impulsionar essas tecnologias para a agricultura familiar”.

De acordo com Dimmy Barbosa, pesquisador da Embrapa, o objetivo foi estimular as famílias agricultoras do Extremo Sul da Bahia para que invistam no cultivo da laranja, pois a produção da fruta está comprometida. “A citricultura é uma alternativa muito importante para a agricultura familiar, porque está diminuindo a produção de laranja no Brasil por causa de uma doença chamada Greening, que está destruindo os pomares de São Paulo, que é o maior produtor do país. Está faltando laranja. Nós temos grandes consumidores seja na Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, ou seja, há mercado para escoar a produção de laranja”.

O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Infraestrutura do Extremo Sul da Bahia (Construir) e Prefeito de Vereda, Manrick Gregório, também participou da atividade. “Queremos esse elo do setor público e do setor privado e andar de mãos dadas com a agricultura familiar forte. Para mim, é uma alegria imensa ver a Embrapa mostrando todo esse avanço que teve na nossa região na agricultura”.

Experiência: Na Fazenda Chão Bello há uma quadra experimental com 60 variedades diferentes de laranja sendo pesquisadas pela Embrapa em parceria com empresa Bello Fruit. A pesquisa consiste na identificação de variedades de mudas de laranja que tenham características de produção ao longo do ano.

Ulisses Bramini, CEO da Bello Fruit, pontuou que a empresa tem sua raiz na organização familiar. Um processo produtivo que começou com os pais dele e, hoje, ele dá continuidade. “A gente ocupa um espaço de grande responsabilidade que é o de contribuir para a segurança alimentar não só do Extremo Sul, mas de boa parte do Brasil e outros países. A família é a base da agricultura e temos que apostar na agricultura familiar que ela é o sustento do nosso país”. No último ano, a Bello Fruit ultrapassou a produção de 25 mil toneladas de citricultura.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ibirapuã tem inaugurado novo mercado e anúncio de investimentos em infraestrutura, educação e moradia e em

Em Ibirapuã, no extremo sul baiano, o Governo do Estado da Bahia entregou, na tarde desta segunda-feira (8), o novo Mercado Municipal Dário José Brasil. O equipamento foi reformado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, por meio da Companhia de Ação Rural (CAR), para beneficiar...

Consaúde e Sebrae promovem evento de capacitação de profissionais de saúde do extremo sul da Bahia

A palestra do mestre em Gestão Integrada das Organizações, Fernando Amaral, aconteceu na manhã desta sexta-feira (09/04), com o objetivo de promover interação e a troca de informações entre os profissionais de saúde que compõem as 13 cidades participantes do Consaúde (Consórcio Público Interfederativo...