O escritor e ativista político russo Zakhar Prilepin foi vítima de uma explosão do carro em que estava na madrugada deste sábado (6/5). O autor é conhecido por seus textos e discursos favoráveis à invasão da Ucrânia. A explosão ocorreu no distrito de Bor, na região de Nizhni Novgorod, que fica a cerca de 400 km de Moscou.
Um comunicado postado no site oficial do escritor ressaltou que, apesar da morte do motorista que conduzia o veículo, Prilepin está bem. “Não deem ouvidos a boatos. Zakhar está vivo e bem”, informou o texto. Inicialmente, circularam notícias de que o escritor teria tido graves ferimentos nas pernas.
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, postou uma mensagem no Telegram em que atribuiu a responsabilidade do acontecimento aos governos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha.
A Procuradoria-Geral da Rússia afirmou que irá assumir o controle das investigações para apurar se o episódio foi um atentado político.
Outras importantes figuras de conselheiros pró-guerra foram vítimas de atentados no território russo nos últimos meses, como ocorreu com o blogueiro Vladlen Tatarsky.
Guerra da Ucrânia O conflito militar entre Rússia e Ucrânia começou há 14 meses. Nessa quinta-feira (4/5), o governo russo subiu o tom contra o que classifica de interferências dos Estados Unidos no conflito, acusando o governo norte-americano de tentar matar o presidente russo Vladmir Putin. A capital ucraniana, Kiev, foi duramente bombardeada depois das acusações.
The post Escritor pró-guerra sobrevive a explosão de carro na Rússia first appeared on Metrópoles.
Comentários Facebook