O Grupo Carrefour Brasil anuncia que passará a exigir o uso de bodycams (câmeras corporais) por todos os agentes de segurança que atuam nas áreas externas de suas lojas.
Em 2021, o Grupo Carrefour Brasil já havia anunciado, de forma pioneira, a implementação das bodycams nas lojas de bandeira Carrefour, para fiscais de prevenção que trabalham no interior das lojas e são empregados da empresa.
Agora, o uso será expandido tanto para os fiscais das demais bandeiras do Grupo, como para os seguranças terceirizados de áreas externas (os quais não podem ser internalizados devido à legislação federal atual). A medida estará totalmente implementada até o final do ano, permitindo o acompanhamento das atividades realizadas por esses profissionais e contribuindo para a prevenção de casos de violência, discriminação e racismo.
No que se refere ao treinamento destas equipes, todos os profissionais, internos ou terceirizados, irão concluir, até o final do mês de maio, o ciclo anual do programa “Eu pratico respeito”, focado nas regras de ouro para o atendimento a clientes.
Sobre a aplicação desse conjunto de políticas às bandeiras Sam’s Club, BIG e BIG Bompreço, o CEO do Grupo Stephane Maquaire declara: “A integração com o Grupo BIG aumentou em 30% o nosso número de lojas e funcionários, exigindo uma enorme dedicação para que possamos promover o alinhamento de culturas, protocolos, políticas e contratos. Seguimos absolutamente comprometidos com o combate ao racismo em todas as unidades do Grupo”.
Reestruturação de diretorias: Além da nova medida, o Grupo anuncia uma ampla reestruturação na diretoria da empresa em diferentes áreas, com novos nomes em posições de liderança, resultando em maior representatividade de profissionais negros.
- A área de Gestão de Riscos será dividida em duas diretorias:
A diretoria responsável pela gestão da segurança do segmento do Varejo (bandeiras Carrefour, BIG, BIG Bompreço e outras marcas) será liderada pela primeira vez por uma mulher negra. Valdilea Oliveira está há 28 anos no Grupo Carrefour Brasil e foi recentemente promovida para exercer essa função. - A diretoria responsável pela área Corporativa e Atacadão ficará a cargo de Elizeu Lucena, profissional com a carreira toda construída em torno da área de segurança e riscos. O Grupo decidiu criar, ainda, as diretorias de Comunicação e de Relações Institucionais e Equidade Racial, que serão capitaneadas por executivos negros.
- Naira de Paula, que é jornalista e está no Grupo há mais de 2 anos, foi promovida a Diretora de Comunicação e passa a ser responsável pela estratégia de relações públicas e marketing institucional do Grupo.
- Claudionor Alves, que chegou ao Grupo Carrefour Brasil em fevereiro de 2021 como Diretor de Prevenção, passa a capitanear a nova Diretoria de Relações Institucionais e Equidade Racial. Entre as responsabilidades de Claudionor, está a de promover o diálogo com lideranças e entidades voltadas à luta antirracista, buscando a troca de experiências e garantindo a visibilidade, frequência e constância das ações do Grupo contra o racismo, com total transparência em todos os processos.
Outras medidas
A implementação das bodycams e a reestruturação da área de Segurança representam mais uma etapa em uma série de novas medidas que o Grupo Carrefour Brasil vem anunciando desde abril de 2023 para avançar na modernização e aperfeiçoamento de seu modelo de segurança, com foco no combate à violência, ao racismo e à discriminação.
No dia 12 do mês passado, o Grupo interrompeu a circulação dos fiscais de prevenção nas lojas do Atacadão. Desde então, esses profissionais não circulam mais pelos corredores das lojas, ficando à disposição dos clientes em pontos fixos e pré-determinados, oferecendo atendimento, informações e atuando em casos de emergências.
Além disso, foram anunciadas também a ampliação da visibilidade dos canais de denúncia e a revisão dos treinamentos das equipes de loja em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares.
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 47 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, o clube de compras com o Sam’s Club, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão e Maxxi (atacado e atacado de autosserviço), Sam´s Club (Clube de compras), TodoDia (supermercado de descontos), Bom Preço e Nacional (supermercados), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de mil pontos de vendas. Maior empregadora privada do país, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.
Comentários Facebook