Grupo Carrefour exigirá bodycams de seguranças que atuam nas áreas externas das lojas

Publicado:

O Grupo Carrefour Brasil anuncia que passará a exigir o uso de bodycams (câmeras corporais) por todos os agentes de segurança que atuam nas áreas externas de suas lojas.

Em 2021, o Grupo Carrefour Brasil já havia anunciado, de forma pioneira, a implementação das bodycams nas lojas de bandeira Carrefour, para fiscais de prevenção que trabalham no interior das lojas e são empregados da empresa.

Agora, o uso será expandido tanto para os fiscais das demais bandeiras do Grupo, como para os seguranças terceirizados de áreas externas (os quais não podem ser internalizados devido à legislação federal atual). A medida estará totalmente implementada até o final do ano, permitindo o acompanhamento das atividades realizadas por esses profissionais e contribuindo para a prevenção de casos de violência, discriminação e racismo.

No que se refere ao treinamento destas equipes, todos os profissionais, internos ou terceirizados, irão concluir, até o final do mês de maio, o ciclo anual do programa “Eu pratico respeito”, focado nas regras de ouro para o atendimento a clientes.
Sobre a aplicação desse conjunto de políticas às bandeiras Sam’s Club, BIG e BIG Bompreço, o CEO do Grupo Stephane Maquaire declara: “A integração com o Grupo BIG aumentou em 30% o nosso número de lojas e funcionários, exigindo uma enorme dedicação para que possamos promover o alinhamento de culturas, protocolos, políticas e contratos. Seguimos absolutamente comprometidos com o combate ao racismo em todas as unidades do Grupo”.

Reestruturação de diretorias: Além da nova medida, o Grupo anuncia uma ampla reestruturação na diretoria da empresa em diferentes áreas, com novos nomes em posições de liderança, resultando em maior representatividade de profissionais negros.

  • A área de Gestão de Riscos será dividida em duas diretorias:
    A diretoria responsável pela gestão da segurança do segmento do Varejo (bandeiras Carrefour, BIG, BIG Bompreço e outras marcas) será liderada pela primeira vez por uma mulher negra. Valdilea Oliveira está há 28 anos no Grupo Carrefour Brasil e foi recentemente promovida para exercer essa função.
  • A diretoria responsável pela área Corporativa e Atacadão ficará a cargo de Elizeu Lucena, profissional com a carreira toda construída em torno da área de segurança e riscos. O Grupo decidiu criar, ainda, as diretorias de Comunicação e de Relações Institucionais e Equidade Racial, que serão capitaneadas por executivos negros.
  • Naira de Paula, que é jornalista e está no Grupo há mais de 2 anos, foi promovida a Diretora de Comunicação e passa a ser responsável pela estratégia de relações públicas e marketing institucional do Grupo.
  • Claudionor Alves, que chegou ao Grupo Carrefour Brasil em fevereiro de 2021 como Diretor de Prevenção, passa a capitanear a nova Diretoria de Relações Institucionais e Equidade Racial. Entre as responsabilidades de Claudionor, está a de promover o diálogo com lideranças e entidades voltadas à luta antirracista, buscando a troca de experiências e garantindo a visibilidade, frequência e constância das ações do Grupo contra o racismo, com total transparência em todos os processos.

Outras medidas
A implementação das bodycams e a reestruturação da área de Segurança representam mais uma etapa em uma série de novas medidas que o Grupo Carrefour Brasil vem anunciando desde abril de 2023 para avançar na modernização e aperfeiçoamento de seu modelo de segurança, com foco no combate à violência, ao racismo e à discriminação.

No dia 12 do mês passado, o Grupo interrompeu a circulação dos fiscais de prevenção nas lojas do Atacadão. Desde então, esses profissionais não circulam mais pelos corredores das lojas, ficando à disposição dos clientes em pontos fixos e pré-determinados, oferecendo atendimento, informações e atuando em casos de emergências.

Além disso, foram anunciadas também a ampliação da visibilidade dos canais de denúncia e a revisão dos treinamentos das equipes de loja em parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares.

Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 47 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, o clube de compras com o Sam’s Club, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (varejo de proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão e Maxxi (atacado e atacado de autosserviço), Sam´s Club (Clube de compras), TodoDia (supermercado de descontos), Bom Preço e Nacional (supermercados), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de mil pontos de vendas. Maior empregadora privada do país, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.

Comentários Facebook

spot_img

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia apreende fuzil AK-47 e pistola 9 mm que podem ter sido usadas em execução no Aeroporto de Guarulhos

Uma operação da Polícia Militar de São Paulo resultou na apreensão de um fuzil AK-47 e uma pistola 9 mm, armamentos que podem estar...

Quem é o delator do PCC que foi assassinado no Aeroporto de Guarulhos

Antonio Vinicius Lopes Gritzbach, um empresário que se tornou delator em uma investigação sobre lavagem de dinheiro ligada ao Primeiro Comando da Capital (PCC),...