Titanic: nova varredura digital em 3D revela detalhes inéditos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto
O famoso naufrágio do Titanic ganhou um novo olhar graças à tecnologia. Pela primeira vez, uma varredura digital em tamanho real do navio, localizado a 3,8 quilômetros de profundidade no Oceano Atlântico, foi realizada utilizando mapeamento de águas profundas. O resultado é uma visão 3D única do navio, permitindo enxergá-lo como se a água do mar tivesse sido removida.
Cientistas conseguiram mapear a embarcação em sua totalidade, criando um ‘gêmeo digital’ que exibe o naufrágio com um nível de detalhamento e nitidez nunca antes alcançado.

Acredita-se que essa varredura possa fornecer novos indícios sobre o que ocorreu com o transatlântico, que afundou em 1912 no Atlântico Norte, resultando na morte de mais de 1,5 mil pessoas.

As imagens anteriores do navio enfrentavam limitações devido aos baixos níveis de luz e à má qualidade da água em tal profundidade. A nova técnica, no entanto, proporcionou maior clareza, removendo a água e permitindo mais luz.

O projeto foi conduzido pela empresa Magellan, especializada em águas profundas, em colaboração com a Atlantic Productions, que digitalizou o navio e criou o gêmeo digital. As imagens serão usadas em um documentário sobre a embarcação, produzido pela Atlantic Productions.

De acordo com os envolvidos, trata-se do maior projeto de captura subaquática 3D já realizado. A iniciativa gerou 16TB de dados inéditos, além de mais de 715 mil imagens estáticas e vídeos em 4k.
A expedição utilizou dois submersíveis, chamados Romeu e Julieta, que passaram várias horas a 3.800 metros abaixo da superfície, mapeando todos os detalhes do naufrágio e do campo de detritos ao redor.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Aldeia Xucuru-Kariri luta por acesso à água e demarcação de terra às margens do São Francisco

Após cerca de 5 anos sofrendo com inconsistências na captação e acesso à água proveniente do Rio São Francisco, a comunidade indígena Xucuru-Kariri, localizada no Povoado Quixaba, na zona rural do município de Glória, no norte baiano, luta para manter assentamento e a conexão com o Velho Chico.    Estabelecidos às margens do Rio São

Salvador recebe evento para discutir arborização urbana diante das mudanças climáticas

Discutir a arborização das cidades e a riqueza dos biomas do Nordeste é um dos objetivos do X Encontro Nordestino de Arborização Urbana (Enau), que acontece entre esta terça-feira (14) e a quinta-feira (16), na Universidade Católica do Salvador (UCSal), em Pituaçu. O encontro, coordenado pela engenheira agrônoma da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Lucineide

Salvador retorna para nível de observação devido à diminuição de chuvas e sirenes serão desmobilizadas

  Com o índice de chuvas abaixo de 40mm em 72h, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) voltou, na tarde desta terça-feira (14), para o nível de observação e consequentemente a desmobilizar as 14 áreas com sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Além disso, a decisão foi reforçada pelo fato de não haver previsão