Minha Casa, Minha Vida: relatório é aprovado e texto segue para Câmara

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O relatório da medida provisória (MP) que relança o programa Minha Casa, Minha Vida, editada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi aprovado em comissão mista nesta quinta-feira (1º/6), no Congresso Nacional.

O parecer sobre o programa foi redigido pelo deputado Marangoni (União-SP). Agora, o texto segue para apreciação no plenário da Câmara dos Deputados. Depois, a matéria deverá ser votada pelo Senado.

A medida provisória tem validade até 14/6. Caso não seja apreciado até esta data, o texto perderá efeito. A expectativa é de que o Congresso vote o relatório a partir de 12/6, já que a semana anterior, de 5 a 9/6, será marcada pelo feriado de Corpus Christi.

Segundo Marangoni, as principais mudanças realizadas no texto pela comissão foram adaptações ligadas à infraestrutura e sustentabilidade, para “corrigir erros do passado”.

“Corrigir erros do passado, como empreendimentos fora da malha urbana, não dotados da infraestrutura adequada, empreendimentos grandes. Além disso, foi um dos pilares a modernização do programa, trazê-lo para a modernização da sociedade, com critérios de sustentabilidade. Tudo isso traz mais sustentabilidade econômica aos empreendimentos”, afirmou.

A comissão mista que avaliou o relatório é presidida pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM). Ele apresentou ao parecer proposta que inclui mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar entre os segmentos priorizados pelo Minha Casa, Minha Vida.

Além disso, Braga propôs a inclusão de moradores de área de risco e pessoas que perderam casas em razão de desastres naturais na lista de prioridades. As sugestões foram acatadas pelo relator.

Minha Casa, Minha Vida Criado em 2009, o programa foi extinto em 2020, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente substituiu a ação pelo programa Casa Verde e Amarela.

O Minha Casa, Minha Vida prevê atendimento habitacional a famílias de baixa renda. O governo atenderá famílias com renda mensal de até R$ 8 mil, na zona rural e urbana.

The post Minha Casa, Minha Vida: relatório é aprovado e texto segue para Câmara first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Zucco diz que oposição vai levar mobilizações a outros estados e mira eleições: “Não vamos terminar por aqui”

Pré-candidato ao governo do Rio Grande do Sul, o deputado Zucco (PL-RS) afirmou, em entrevista ao Bahia Notícias, que a caminhada liderada por...

Ataques de colonos israelenses esvaziam aldeias da Cisjordânia

Para Jamila Rashid, Ras Ein el-Auja, uma aldeia palestino-beduína no sul do Vale do Jordão, foi o lar de sua família por décadas....

Nova Rodoviária registra primeira prisão com auxílio das câmeras de reconhecimento facial em Salvador

Um homem com mandado de prisão em aberto foi preso nas imediações da Nova Rodoviária, no bairro Águas Claras. A ação ocorreu na...