Fortaleza fora de casa é pedra no sapato do Bahia; veja o histórico

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

FORTAL X BAHIA CAPA

Os três pontos diante do Fortaleza na 9ª rodada do Brasileirão são fundamentais para a recuperação do Bahia na competição. Porteiro da zona do rebaixamento com sete pontos, o tricolor precisará quebrar um tabu que já dura quatro partidas sem vencer lá no Ceará e enfrenta um dos melhores mandantes da temporada no futebol brasileiro. Em 22 jogos, o Leão do Pici tem 18 vitórias e apenas duas derrotas – nenhuma delas pela Série A -, além de dois empates.

Fora de casa em 2023, o Bahia soma 19 jogos, com o mesmo número de vitórias e derrotas (oito vezes) e três empates. A últimas delas foi diante do Vasco, pela 3ª rodada, quando venceu por 1×0. Mas quando fazemos o recorte histórico do Bahia enfrentando o Fortaleza em solo cearense, o desempenho cai consideravelmente.

Para se ter uma noção, no Século XXI há mais empates entre as duas equipes do que triunfos do Esquadrão de Aço enfrentando o Leão fora de casa. De 2001 para cá, os times se enfrentaram 15 vezes longe de Salvador e o Fortaleza venceu quase metade dos confrontos, sete vezes. Em cinco oportunidades o Esquadrão conseguiu arrancar um empate, enquanto só venceu três duelos. 

Vale ressaltar um dos empates, entretanto, rendeu uma classificação nos pênaltis par a final da Copa do Nordeste 2021, vencida pelo tricolor contra o rival Ceará. Mas no tempo normal aquele jogo terminou 0x0.

Além do empate, foram mais três vitórias Leão do Pici nos últimos quatro jogos. Dois válidos pela Copa do Nordeste e um pelo Brasileirão. O jogo da Série A, em 2021, foi aquele que decretou o rebaixamento do Bahia para a segunda divisão. Com o Fortaleza numa grande campanha naquele ano – que terminou no G4 -, o Bahia dependia apenas si para vencer e saiu na frente com gol de Gilberto, mas levou a virada e caiu.

No ano passado, pela Copa do Nordeste, o Fortaleza venceu por 3×1 em jogo da primeira fase. Romero, Moisés e Depietri fizeram os gols dos cearenses, enquanto Rodallega marcou para o Bahia.

Caso perca o jogo deste sábado (3), o Bahia irá igualar a maior sequência sem vencer o Fortaleza fora de casa, que é de cinco jogos seguidos, alcançada entre 2002 e 2009.

Relembre os três jogos vencidos pelo Bahia

Desde o começo deste século, a vitória mais importante do tricolor jogando fora de casa contra o Fortaleza aconteceu no começo de 2021, mas válido pelo Brasileirão de 2020. Atrasado por conta da pandemia, o ano virou e as duas equipes brigavam na parte de baixo da tabela. Ambos precisavam vencer para eliminar as chances de rebaixamento – no caso do Bahia, precisou torcer pelo tropeço do Vasco.

Mas no Castelão fez sua parte em uma noite inspirada do meia Rodriguinho, que fez sua melhor partida vestindo a camisa do Bahia. Foi uma goleada por 4×0, com hat-trick (três gols) do camisa 10 e um marcado por Rossi.

Antes disso, o último triunfo do Esquadrão no Ceará havia sido em 2016. Pela copa do NE, bateu o Fortal por 2×1 na ida das quartas de final. E só teve gol de Juninho nesse jogo. O Juninho do Fortaleza fez 1×0 e o meia Juninho Valoura virou para o Bahia. No jogo de volta, 1×1 no placar e o Bahia se classificou.

Agora os torcedores mais velhos irão precisar ativar bem a memória para lembrar do terceiro triunfo do Bahia no século longe de Salvador. Já para os mais novos, melhor recorrer à internet. Isso porque ela aconteceu em 2001, também válida pelo Nordestão. O Bahia venceu por 2×0, com gols de Jean Elias e Nonato.

O jogo foi válido pela 13ª rodada do Nordeste, que naquele ano tinha o formato de pontos corridos com 15 rodadas e os quatro melhores se classificavam. Os dois tricolores passaram de fase e se enfrentaram nas semis, quando o Bahia venceu de novo. Na final, o título veio contra o Sport.

 

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...