Justiça rejeita ação de Nikolas para barrar indicação de Zanin ao STF

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O juiz Rolando Valcir Spanholo, em atuação na 20ª Vara Federal do Distrito Federal, indeferiu pedido do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) que visava obstruir a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado havia pedido que a Justiça impedisse, cautelarmente, a indicação de Cristiano Zanin ao cargo de ministro. Nikolas Ferreira alegou que Zanin não pode ser ministro por “ser amigo íntimo e advogado particular de Lula, podendo ocasionar afetação direta nas decisões internas da Colenda Corte na medida em que atentatório aos princípios da impessoalidade, finalidade e moralidade administrativa”.

O parlamentar ainda alegou que protocolou a ação popular contra a indicação de Zanin por acreditar que o ato “viola os princípios da moralidade e impessoalidade”.

O juiz federal, no entanto, considerou que “não há como chancelar a versão de que a indicação de alguém próximo a um presidente da República redundará, necessariamente, em benefício indevido do respectivo governante e/ou que, por si só, isso configurará “desvio de finalidade”.

“Necessariamente, alguém precisa cumprir a missão constitucional de deflagrar esse processo de escolha dos novos Ministros (que, segundo reconhecido, possui alta carga de discricionariedade)”, decidiu o juiz.

Em seu Twitter, Nikolas comentou a decisão do juiz: “Infelizmente, nenhuma novidade. Estamos tentando”.

Nome de Zanin O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Senado Federal o nome de Cristiano Zanin, seu advogado pessoal, para ocupar uma cadeira de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), oficialmente, nesta quinta-feira (1º/6).

Lula escolheu Zanin para ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 11 de abril deste ano. O ministro aposentado era tido como garantista na esfera penal e, com a indicação de Zanin, o petista quer manter a correlação de forças na Corte, especialmente na era pós-Operação Lava Jato.

The post Justiça rejeita ação de Nikolas para barrar indicação de Zanin ao STF first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Codevasf detalha ações e garante nova licitação para obra abandonada em Baianópolis alvo da MPF

A Codevasf respondeu a uma apuração do Ministério Público Federal (MPF) sobre a paralisação de uma obra pública na localidade de Cocal, Baianópolis,...

Ex-jogador argentino é assassinado com garrafa e irmão é suspeito

O futebol argentino está de luto após o assassinato do ex-jogador Lucas Ignacio Pires, que atuou pelo Almirante Brown. O crime...

STJ afasta cautelarmente ministro Marco Buzzi por acusações de importunação sexual

O STJ decidiu, por unanimidade, em sessão extraordinária desta terça-feira (10), pelo afastamento cautelar do ministro Marco Aurélio Gastaldi Buzzi. A medida está...