Justiça rejeita ação de Nikolas para barrar indicação de Zanin ao STF

Publicado:

O juiz Rolando Valcir Spanholo, em atuação na 20ª Vara Federal do Distrito Federal, indeferiu pedido do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) que visava obstruir a indicação do advogado Cristiano Zanin para ocupar vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O deputado havia pedido que a Justiça impedisse, cautelarmente, a indicação de Cristiano Zanin ao cargo de ministro. Nikolas Ferreira alegou que Zanin não pode ser ministro por “ser amigo íntimo e advogado particular de Lula, podendo ocasionar afetação direta nas decisões internas da Colenda Corte na medida em que atentatório aos princípios da impessoalidade, finalidade e moralidade administrativa”.

O parlamentar ainda alegou que protocolou a ação popular contra a indicação de Zanin por acreditar que o ato “viola os princípios da moralidade e impessoalidade”.

O juiz federal, no entanto, considerou que “não há como chancelar a versão de que a indicação de alguém próximo a um presidente da República redundará, necessariamente, em benefício indevido do respectivo governante e/ou que, por si só, isso configurará “desvio de finalidade”.

“Necessariamente, alguém precisa cumprir a missão constitucional de deflagrar esse processo de escolha dos novos Ministros (que, segundo reconhecido, possui alta carga de discricionariedade)”, decidiu o juiz.

Em seu Twitter, Nikolas comentou a decisão do juiz: “Infelizmente, nenhuma novidade. Estamos tentando”.

Nome de Zanin O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) encaminhou ao Senado Federal o nome de Cristiano Zanin, seu advogado pessoal, para ocupar uma cadeira de ministro no Supremo Tribunal Federal (STF), oficialmente, nesta quinta-feira (1º/6).

Lula escolheu Zanin para ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em 11 de abril deste ano. O ministro aposentado era tido como garantista na esfera penal e, com a indicação de Zanin, o petista quer manter a correlação de forças na Corte, especialmente na era pós-Operação Lava Jato.

The post Justiça rejeita ação de Nikolas para barrar indicação de Zanin ao STF first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Tropa K9: veja descobertas inacreditáveis dos cães policiais da PCDF

Os cães policiais da Divisão de Operações Especiais (DOE) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) se tornaram aliados indispensáveis nas operações de...

Peixe gigante é encontrado morto com pneu preso no bico em SC

Um peixe de grande porte foi encontrado morto na última quarta-feira, 12 de novembro, em uma praia de Balneário Piçarras, Santa Catarina. A...

Cães policiais: conheça a tropa K9, os heróis de quatro patas da PCDF

Os cães da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) são verdadeiros protagonistas em operações policiais. Com orelhas atentas e um faro afiado, esses...