Celebração de Corpus Christi em cidade histórica baiana pode ser tombada pelo Iphan

Publicado:

Cidade histórica da Bahia que completa 300 anos em 2023, Rio de Contas, na Chapada Diamantina, quer também que a festa de Corpus Christi, realizada na cidade desde o século 18, seja tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

 

Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, o pedido de tombamento foi encaminhado ao órgão federal pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer. Nesta quinta-feira (8), em que foi comemorada a celebração, moradores voltam a enfeitar as sacadas das casas com toalhas de renda e crochê. A confecção dos típicos tapetes é desenhada nas ruas.

 

Os panos são preenchidos com pó de serra e areia colorida. Com quase três séculos de existência, a tradicional “Noite das Lanternas” também faz parte da celebração de Corpus Christi na cidade. Já de noite, as luzes da cidade se apagam e dão lugar à iluminação das velas e lâmpadas feitas à mão pelos moradores. A ação foi destaque no Jornal Hoje da Rede Globo.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Municípios da Bahia passam a integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar; saiba quais

O Governo Federal anunciou, nesta quinta-feira (6), que seis municípios da Bahia se juntaram ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O...

Criminoso do PCC fake ameaçava vítimas de golpe com arma na mão; veja

Criminosos que se passavam por integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) usavam armas de fogo para intimidar vítimas em golpes. Em um...

Tayrone anuncia nova fase da carreira ao lado de Pablo do Arrocha e revela gravação de novo DVD

Tayrone, um dos principais nomes do arrocha, anunciou uma nova fase em sua carreira. Após 20 anos...