Decisão que restabelecia direitos políticos de Arruda é revogada pelo STF

Publicado:

A liminar que restabelecia os direitos políticos do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (sem partido) foi revogada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques.

No ano passado, o próprio Marques havia suspendido as condenações que pesavam contra Arruda, partir da nova Lei de Improbidade Administrativa de 2021.

No entanto, reviu a posição a partir da decisão do Plenário do STF sobre a retroatividade dos impactos da Lei de Improbidade Administrativa. Segundo a corte, o novo regime prescricional não retroage.

O magistrado rejeitou o pedido da defesa para anular duas condenações por improbidade administrativa no caso da operação Caixa de Pandora, deflagrada para apurar um suposto esquema de corrupção no governo de Arruda.

“Houve a condenação por órgão colegiado do Tribunal de Justiça do Distrito Federal por ato de improbidade que ensejou lesão ao patrimônio, em cujo âmbito foi anotada a existência do elemento volitivo”, destacou Marques.

Para Nunes Marques, a decisão da corte torna inaplicável a nova legislação no caso de Arruda. Por isso, o magistrado negou o pedido de anulação e revogou a suspensão das condenações.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Policiais da 58ª CIPM são recebidos a tiros durante incursão em Luís Anselmo

Na noite deste sábado, 15, policiais da 58ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram surpreendidos por uma intensa troca de tiros durante...

Os Estados Unidos fazem do oceano Pacífico um cenário de guerra

No último sábado, as Forças Armadas dos Estados Unidos mataram mais três pessoas acusadas de tráfico de drogas no litoral da Venezuela. Desde...

PM prende homem que agrediu mulher e colocou filha pequena em risco durante violência no Prado

Publicado: 16 Novembro 2025 Um homem de 30 anos foi preso pela Polícia Militar no último sábado (15) após agredir sua esposa em um...