Deputado baiano cobra fim da “obrigação” por festas juninas em escolas: “Celebração religiosa”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O deputado estadual, Samuel Júnior (Republicanos), cobrou o fim da obrigatoriedade da participação de alunos em eventos juninos nas escolas públicas e privadas da Bahia.  O pedido do parlamentar veio após a aprovação da Lei 14.104/2019 elaborada por ele, em que se torna opcional a participação de alunos na festa de São João promovida nas instituições. 

 

A proposição relaciona e trata o São João que acontece nas escolas como “celebração religiosa”. Apesar de ser apresentada como “cunho religioso”, na Lei proposta pelo deputado, o festejo junino é um patrimônio cultural do Brasil. Através do Projeto de Lei 943/2019, o São João foi considerado uma manifestação da cultura nacional. 

 

Segundo o deputado, a Lei apresentada por ele seria uma forma de respeito às demais crenças que não se enquadram às celebrações católicas e são tradições no país. 

 

“O nosso estado é plural, com diversos credos e não é aceitável a imposição de uma doutrina religiosa nas outras. Fazer isso é ferir o princípio de liberdade de expressar a sua fé, seja qual ela for”, explica Júnior.

 

A medida criada por Samuel, estabelece também que as instituições de ensino não cobrem e exigiam a concessão de pontos para os estudantes que não participarem dos eventos juninos nas escolas. 

 

O Projeto de Lei, apontou ainda que a festa de São João nos colégios podem acontecer assim “como outras de cunho religiosas, mas com a ressalva de ser facultativa”. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA recomenda proibição de paredões de som e horário de silêncio no Carnaval 2026 em Mucuri

Palavras-chave: Carnaval 2026, Mucuri, paredões, fiscalização sonora, MP-BA, segurança pública, meio ambiente, saúde pública. Meta descrição: MP-BA recomenda à Prefeitura de Mucuri medidas para...

Pai se torna principal suspeito de assassinar adolescente de 15 anos em Irará

Uma adolescente de 15 anos, Beatriz Alves Moraes da Silva, foi morta a golpes de machado na noite de quinta-feira (12), em Irará,...

Homem é morto a tiros após ter casa invadida por dupla armada

Um homem de 42 anos, Gilson Souza Ferreira, foi morto a tiros após a invasão de sua casa em Coração de Maria, no...