Com Lucas Barbosa/PL Brasil
Assim que a temporada europeia se encerra, diversos amantes de futebol passam a esperar por alguns dos momentos mais especiais do esporte. Entre eles, a abertura das janelas de transferências, a divulgação de uniformes para a época seguinte e, por último mas longe de ser menos importante, os lançamentos dos games de futebol. E torcedores de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro estão de olho.
Isso porque um dos mais populares simuladores de futebol, o Fifa, volta esse ano de cara e nome novos. EA Sports, produtora do game, e a Fifa, federação que rege o esporte no mundo, não chegaram a um acordo de extensão de parceria e, assim, o game renascerá como EA Sports FC. E sempre que um novo jogo é lançado, os torcedores ficam atentos para ver se seus times aparecerão. Afinal, sempre é bom escolher o clube do coração para aquele clássico contra um amigo.
Em Minas Gerais, duas das três maiores torcidas terão a possibilidade de utilizar seu clube no jogo: as de América-MG e Atlético-MG. Isso acontece porque o Cruzeiro não aparecerá na primeira versão do EA Sports FC, que ainda não possui data de lançamento oficial.
América-MG e Atlético-MG dentro, Cruzeiro fora
Desde o Fifa 16, times brasileiros e jogadores que atuam no Brasil não aparecem em sua totalidade no game. Isso acontece por falta de licenciamento das ligas, equipes e atletas.
No EA Sports FC, só estarão disponíveis as equipes brasileiras que disputam a Copa Libertadores e a Copa Sul-Americana. Isso acontece porque a EA Sports possui contrato de licenciamento com a Conmebol.
Sendo assim, o Atlético-MG, que disputa a Copa Libertadores, e o América-MG, que joga a Sul-Americana, estarão presentes. O Cruzeiro, que foi promovido à Série A do Campeonato Brasileiro na última temporada e não participa de torneios internacionais, fica de fora.
Atletas não serão licenciados
Apesar de contar com escudo e uniformes oficiais, América-MG e Atlético-MG não terão seus jogadores reais presentes no jogo. A falta de contrato de licenciamento com os atletas é um problema comum e geral com o Campeonato Brasileiro.
No Fifa 23, por exemplo, o lateral-esquerdo titular do Atlético-MG era Welington Dano. Levando em conta suas posições e “Geral”, pode-se dizer que se trata de uma versão genérica de Guilherme Arana.
Isso acontece porque a EA Sports não possui um contrato de licenciamento com a CBF. Sendo assim, para estampar os jogadores, a produtora de games precisaria negociar individualmente com cada um dos atletas.
Por outro lado, aqueles jogadores que disputam os modos online do jogo, poderão personalizar seus times com os escudos e uniformes de América-MG e Atlético-MG, o que já é um atrativo e tanto.
Jogadores de outros países costumam fazer confusão quando o assunto são jogadores genéricos do Campeonato Brasileiro no Fifa
Quando o EA Sports FC será lançado?
Ainda não há uma data oficial de lançamento do EA Sports FC, mas se tomarmos por base os últimos lançamentos da franquia Fifa, espera-se que o jogo saia até o fim de setembro. Também não existem informações sobre o preço do jogo no Brasil, tampouco de versões mobile.
Não se sabe, também, se o EA Sports FC terá a opção de jogo em crossplay, que é a possibilidade de usuários de diferentes plataformas — PC, consoles — jogarem uma mesma partida.
Que times brasileiros estão garantidos no EA Sports FC?
No total, 14 times brasileiros estão garantidos no EA Sports FC:
- Athletico-PR (Libertadores)
- Atlético-MG (Libertadores)
- Corinthians (Libertadores)
- Internacional (Libertadores)
- Flamengo (Libertadores)
- Fluminense (Libertadores)
- Palmeiras (Libertadores)
- América-MG (Sul-Americana)
- Botafogo (Sul-Americana)
- Fortaleza (Sul-Americana)
- Goiás (Sul-Americana)
- Red Bull Bragantino (Sul-Americana)
- Santos (Sul-Americana)
- São Paulo (Sul-Americana)
É possível que outros times, como o Cruzeiro, apareçam no EA Sports FC da temporada que chega caso negociem separadamente seu licenciamento com a EA Sports. Ainda assim, a presença de jogadores reais está praticamente descartada.
Quais ligas estarão presentes no EA Sports FC?
Entre ligas nacionais, torneios continentais e futebol feminino, 30 ligas já estão garantidas com licenciamento de marca na edição 2023/24 do EA Sports FC. São elas:
Ligas nacionais
- Premier League
- Championship
- League One
- League Two
- La Liga
- La Liga 2
- Bundesliga
- Bundesliga 2
- 3 Liga (terceira divisão alemã)
- Ligue 1
- Ligue 2
- Serie A
- Série B
- Liga de Portugal
- Barclays Women’s Super League (liga feminina da Inglaterra)
- NWSL (liga feminina dos Estados Unidos)
- DD1 (liga feminina francesa)
- MLS
- Liga Escocesa
- Liga Saudita
- K-League
- Superliga Argentina
- Eredivisie
- Chinese Super League
Competições internacionais
- Champions League
- Women’s Champions League
- Europa League
- Libertadores
- Sudamericana
Além das 30 ligas, a EA Sports já confirmou o licenciamento de 700 times e 19 mil atletas.
Comentários Facebook