Caso Hamilton: TJ nega recurso e Piquet terá que pagar multa milionária

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
 
O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet teve seu recurso negado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF) na condenação por ofensas racistas e homofóbicas ao inglês Lewis Hamilton, pilodo da Mercedes. 
A decisão, publicada na última quinta-feira (1) pela Justiça, mantém a indenização de R$ 5 milhões imposta pela 20ª Vara Cível de Brasília em março de 2023. As informações são do ‘Poder 360’. 
Segundo o juiz Pedro Matos de Arruda, o valor será pago “a título de indenização por danos morais coletivos”. O valor será destinado “à promoção da igualdade racial e contra a discriminação da comunidade LGBTQIA+, nos termos do art. 13 §2º, da Lei nº 7.347/85”. 
Em novembro de 2021, Piquet chamou Hamilton de “neguinho” em uma entrevista ao jornalista Ricardo Oliveira. Ele comentava um acidente entre Hamilton e Max Verstappen no Grande Prêmio da Inglaterra daquele ano. A colisão tirou o neerlandês da corrida. 
– O neguinho [Hamilton] meteu o carro e não deixou [desviar]. Senna não fez isso. O Senna saiu reto. O neguinho meteu o carro e não deixou [Verstappen desviar]. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem – disse.
Um segundo trecho, onde o ex-piloto falava de Keke Rosberg na temporada de 1982, também citando Hamilton, foi considerado homofóbico.
– O Keke? Era um bosta, não tinha valor nenhum. É que nem o filho dele [Nico]. Ganhou um campeonato. O neguinho [Hamilton] devia estar dando mais cu naquela época, aí tava meio ruim – declarou. 
Cerca de um ano depois, quando as declarações vieram à tona, Pique se pronunciou pedindo desculpas “a todos os afetados”. Ele tentou se justificar quanto ao termo utilizado, que seria “ampla e historicamente usado de forma coloquial na língua portuguesa como sinônimo de ‘pessoa’ ou ‘cara…”, mas admitiu que a fala foi “mal pensada. 

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Franz Beckenbauer, ícone do futebol alemão, morre aos 78 anos

Um dos maiores ídolos do futebol alemão, Franz Beckenbauer, morreu aos 78 anos, conforme comunicado divulgado pela família nesta segunda-feira, 8. Segundo a nota, o ex-jogador do Bayern de Munique faleceu enquanto dormia no domingo, 7, cercado por seus entes queridos. A causa da morte ainda não foi revelada, mas Beckenbauer vinha enfrentando problemas de

Em corrida marcada por acidentes, Verstappen vence o GP do Brasil e bate recorde de pontos

O holandês Max Verstappen, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, neste domingo, 5. Lando Norris (McLaren) e o espanhol Fernando Alonso (Aston Martin) fecharam o pódio, em segundo a terceiro lugar, respectivamente. A corrida foi disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, e foi marcada por acidentes. Na

Brasil encerra os Jogos Pan-Americanos com recorde de medalhas

O Brasil encerrou os Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, com recorde de medalhas conquistadas em uma edição. Foram 205 medalhas conquistadas, sendo 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. O Pan deu vagas olímpicas em 21 esportes. O Brasil conseguiu vaga em diversas modalidades: handebol feminino (14 atletas), boxe (9), hipismo (6 – com