Uma iniciativa da Secretaria de Saúde do município de Itamaraju com a oferta de consultas médicas, atendimento psicológico e de enfermagem, avaliação odontológica, vacinação, coleta de preventivos, eletrocardiograma, exames de PSA e testes rápidos.
A ação aconteceu na noite desta quarta-feira, dia 14 de junho, beneficiando os moradores dos bairros Urbis 2, Italage, Furlan, Itatiaia e dos condomínios construídos nas proximidades.
Chamado de ‘Boa Noite Saúde’, o programa visa facilitar o acesso à serviços de saúde para pessoas que durante o dia não conseguem ir em busca de atendimento no período em que são ofertados, das 07h00 às 17h00, horário de funcionamento das unidades básicas de saúde do município.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Luiz Fábio, “em todos os meses do ano acontecem essas ações, com rodízio nos vários bairros da cidade e nos distritos de todo o município “, disse.
Para o Prefeito de Itamaraju, Marcelo Angênica, “ao oferecer serviços de saúde durante a noite nas unidades básicas, a população passa a contar com uma alternativa mais adequada para casos de menor complexidade, reduzindo a sobrecarga no hospital da cidade, e fortalecendo o sistema de saúde como um todo, com atendimentos mais eficientes para todos os itamarajuenses”, destacou.
O PROGRAMA – Boa Noite Saúde é uma ação do município de Itamaraju que promove a realização de atendimentos noturnos em unidades da atenção básica, com a proposta de garantir acesso à saúde para aqueles que não conseguem comparecer durante o período regular de funcionamento.
Ao estender o horário de atendimento, as unidades básicas de saúde possibilitam que trabalhadores com jornadas diurnas, estudantes e outros grupos que enfrentam restrições de tempo possam buscar cuidados médicos sem comprometer suas obrigações diárias. Essa iniciativa promove a equidade no acesso aos serviços de saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e bem-estar da população.
Outro fator importante é que a realização de atendimentos noturnos nas unidades básicas de saúde ajudar a reduzir a fila de espera por serviços que podem ser tratados na atenção primária e acabam sobrecarregando o Hospital Regional por falta de opções no período noturno.
Comentários Facebook